Turismo e Lazer

Publicitária cria blog com roteiro turístico paralelo aos que serão indicados pela FIFA

O site apresenta alternativas de passeios por Brasília, além de lugares sem apelo turístico mas frequentado pelos moradores, como os churrasquinhos das quadras

Tags:
blog FIFA roteiro turístico em Brasília

Quando Claudia teve a ideia de criar um blog para ajudar os turistas que visitarão a cidade na Copa do Mundo de 2014, mal podia esperar que o projeto que desenvolveu para o trabalho de conclusão de curso em publicidade e propaganda tornaria referência para Embratur e para o Portal da Copa no DF. O site www.welcometobrasilia.com.br possui versões em português e inglês.

“Apresentei o trabalho e tirei uns dias para descansar. Quando divulguei o projeto nas redes sociais para os amigos, a repercussão foi incrivelmente rápida e muito positiva. Em poucos dias todos estavam acompanhando a página. Foi uma surpresa”, conta Claudia.

A ideia do blog é apresentar a capital ajudando turistas com orientações a partir das preferências dos brasilienses, mostrando suas belezas e peculiaridades que só quem vive na cidade conhece. O site propõe roteiros que vão além das suas características de capital e centro político do país, como a Casa do Cantador e o Centro Cultural Renato Russo.

O projeto contempla os parques, o Eixão do lazer, os churrasquinhos das entrequadras, os esportes no Lago Paranoá, ou seja, todas as experiências rotineiras dos moradores da cidade. Dessa forma, diversos estabelecimentos serão beneficiados com a presença turística na capital e não somente aqueles credenciados pela FIFA.

Para colocar o projeto em prática, Claudia visitou em torno de 70 lugares e a escolha considerou a importância social, cultural ou sentimental para os moradores da cidade. Os endereços foram incluídos a partir de contato com amigos e pela própria experiência dela. Roteiros das regiões administrativas do DF também foram contemplados.

Claudia Costa diz que quando morou fora do Brasil teve uma grande ajuda dos blogs de turismo. “Em 2011, fiz intercâmbio pela UnB e procurei blogs que indicavam roteiros e davam dicas turísticas de países e cidades, e vi a importância desse tipo de página para os turistas. Através das indicações de quem conhecia a cidade construí um imaginário sobre o local que iria visitar e preparava o meu roteiro individual”.

A página já foi visitada por turistas de 112 países, entre os que mais acessam estão: Estados Unidos e o restante da Itália, Reino Unido, Canadá, Índia, Austrália, Iraque e Alemanha. Mesmo com o grande número de acessos por estrangeiros, os brasileiros são maioria, com 68,71% do total de visitantes.

O blog firmou parceria com a Polícia Militar do Distrito Federal, que está preparando informações relacionadas à segurança dos turistas que irão chegar à cidade.

Deixe uma resposta

Comportamento
Símbolos satanistas são normalmente usados pelas bandas Fãs e músicos do Black metal reclamam de tabu
Ciência e Tecnologia
O estudante que tem utilizado a realidade virtual para melhorar seus trabalhos e se destacar na arquitetura Realidade virtual ganha espaço na arquitetura
Cultura
Fotografia de Roger Ballen Exposição apresenta as fotografias grotescas e bizarras de Roger Ballen

Mais lidas