Turismo e Lazer

Praça dos Cristais, um monumento escondido na capital federal

Poucos turistas, e mesmo brasilienses, visitam o projeto do paisagista Burle Marx, que fica no Setor Militar Urbano

Tags:
monumento praça dos cristais Turismo

A Praça Cívica, mais conhecida como Praça dos Cristais, é uma obra paisagista pouco conhecida pelos turistas que visitam Brasília. Apesar de ser um grande monumento, até mesmo moradores da capital desconhecem o local e seu legado na história da construção da cidade.

A praça, projetado pelo arquiteto e urbanista Roberto Burle Marx e seu assistente Haruyoshi Ono, está localizado no Setor Militar Urbano, em frente ao Quartal General do Exército. Possui área de 102 mil metros quadrados e foi inaugurada em 1970, após cinco anos de construção. A Praça dos Cristais é chamada assim devido a quatro conjuntos de enormes blocos de concreto que simulam o formato de cristais dentro de um espelho d´água. Sua criação veio de uma inspiração de Burle Marx ao visitar o município de Cristalina – GO. Lá, ele e o assistente encontraram muitos cristais de rocha. Naquela ocasião, Haruyoshi desenhou as peças para representar as riquezas existentes no Planalto Central. Além dos cristais, existem também várias “ilhas” que podem ser acessadas por trilhas de concreto. Diversos jardins estão espalhados pelo local. No projeto inicial de Burle Marx utilizou 53 espécies de plantas, a maioria nativa do cerrado. Algumas não sobreviveram, mas outras resistiram e fazem parte do cenário.

O Educador Físico Carlos Eduardo Cunha de Oliveira, 37 anos, diz que conheceu a praça em 1997, pois o pai dele serviu no Exército. “Eu vinha muito com os amigos, para andar de bicicleta, jogar bola, pois era um dos locais mais seguros em Brasília na época”. Ele comenta que a praça era abandonada, não tinha água no espelho, as plantas não estavam sendo cuidadas. A Praça dos Cristais passou por uma revitalização completa em 2009.

Embora seja um grande monumento, a praça é pouco conhecida pelos turistas e moradores de Brasília

Embora seja um grande monumento, a praça é pouco conhecida pelos turistas

A praça, além de ser um local de turismo, também é frequentado por quem busca lazer. O economista Miguel Rodrigues Galvão, 30 anos escolheu o local para realizar o evento Picnik no Calçadão em junho de 2015. Ele explica que escolheu o local por acreditar ser um excelente espaço de lazer, mas que era pouco utilizado pela população. Miguel admite que teve um pouco de dificuldade para explicar às pessoas a localização do evento. “Muita gente não tinha a miníma ideia de onde ficava o local. Tivemos de fazer uma mapa utilizando imagens do Google Earth para ajudar as pessoas a localizarem”.

Local é preservado pelo exército

Por ser uma praça pouco visitada por turistas, pode-se imaginar que ela não seja bem preservada, porém, os que a conhecem encontram um local bastante conservado. Isso porque a praça é cuidada e patrulhada pelo Quartel General do Exército.

Apenas o espelho d’água apresenta sinais de que precisa de manutenção. Paulo Henrique Cavalcante Souza, 26 anos, serviu o exército de 2008 a 2011 e trabalhou no QG como auxiliar de gabinete do chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia. Ele comenta que usava a praça como ponto de repouso nas horas vagas, mas que não presenciava muitos turistas. “As pessoas não sabem que a Praça dos Cristais e a Concha Acústica do Exército são abertas para visitações. Por estar dentro do Setor Militar, as pessoas parecem ter receio de ir”, comenta Paulo.

O encanto fica como lembrança para os que têm a oportunidade de conhecer a praça. É o caso do casal Pedro Henrique Santana, 50 anos, técnico administrativo, e Saria Maria Freitas, de 41, autônoma. Ele conta que já conhecia a praça, por ter morado nas imediações e sempre que podia a visitava. Saria visitou o local pela primeira vez. “Eu só tinha visto por televisão, nunca vim pessoalmente. Aqui realmente é lindo, é agradável. É um ambiente muito bom”, comenta a autônoma.

Local é ideal para uma tarde descanso e lazer

Local é ideal para uma tarde de descanso e de lazer

No último dia 02 de março foi comemorado o dia nacional do turismo. A praça dos cristais pode ser uma ótima oportunidade para moradores e turistas descobrirem um espaço incrível, escondido em meio a tantos outros monumentos que só Brasília pode oferecer a seus visitantes.

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Cultura
O taxidermista César Leão em seu ambiente de trabalho Brasília conta com dois museus de taxidermia
Ciência e Tecnologia
Telescópio do Planetário de Brasília Descubra qual a possibilidade de um meteoro atingir a Terra
Esporte
IMG_4988 Distrito Federal pode ser representado no skate na próxima Olimpíada

Mais lidas