Cultura

Canais literários chamam atenção e atraem leitores

Com milhares de visualizações e seguidores, booktubers resenham, discutem e divulgam livros no Youtube

A internet vem mudando a forma como as pessoas consomem conteúdo. Se antigamente era preciso comprar um jornal ou revista para ler a crítica de um livro, hoje as opiniões estão a um clique de distância. Os “booktubers” –  mistura de livro em inglês com youtuber -, são pessoas que se dedicam a canais sobre literatura e têm por objetivo resenhar, discutir ou divulgar livros.

Graduada em Letras, Juliana Cirqueira, do Blog e Canal Nuvem Literária, deixou de dar aulas de inglês para se dedicar completamente ao canal em que fala de livros variados. Com mais de 70 mil inscritos, ela começou o blog por diversão. “Não imaginei que discutir livros na internet seria uma profissão, sempre amei livros e comecei por hobby mesmo. Hoje vejo a influência que eu tenho, alcanço muita gente, tenho leitores muito fiéis que se identificam comigo”, conta.

Já a booktuber e publicitária brasiliense Pâmela Gonçalves, que acumula mais de 100 mil inscritos, acredita que o sucesso vem da linguagem que é utilizada nos vídeos. “É uma maneira descontraída e divertida de falar sobre livros, se você pesquisar vai achar muitos booktubers resenhando o mesmo livro, tem variedade e isso chama a atenção das pessoas. É o tal do boca a boca do livro, só que online no YouTube”.

E há booktubers para todos os gostos, de literatura infantil a literatura adulta. A estudante Gabriela Santos começou a acompanhar canais de literatura por curiosidade e hoje não compra um livro sem antes ver a opinião de seus booktubers preferidos. “Eu não lia nem uns dois livros por mês, e agora compro mais de cinco. Gosto de ouvir várias opiniões, discutir, trocar ideia. É bem mais divertido do que ler sozinha”, enfatiza.

Porém, se engana quem pensa que criar um conteúdo de qualidade é fácil, requer muito tempo e recursos audiovisuais. “Comecei com uma câmera simples, mas quando fui alcançando mais pessoas, o público começa a exigir uma imagem melhor, um som sem ruídos a até mesmo um cenário que chame a atenção. Temos que prender o leitor até o fim da resenha”, explica Juliana.

Em geral, as resenhas duram entre 4 e 5 minutos e o conteúdo é variado: A escolha pode ser por tema, autor ou uma publicação específica. A booktuber ainda dá dicas para quem está começando na área. “Por ter muita gente fazendo a mesma coisa, a pessoa tem que tentar se destacar, sendo com uma resenha diferenciada, com humor ou com mais detalhes. O segredo é ser você mesmo é atrair o seu próprio público. Falar do gênero de livro que você gosta também ajuda bastante, pois fica mais sincero e os leitores percebem isso”.

Principais canais literários:

Nuvem Literária

Tatiana Feltrin

Eduardo Cilto (Perdido Nos Livros)

Mell Ferraz – Literature-se

Bel Rodrigues

Deixe uma resposta

Turismo e Lazer
03 Exposição abrange realidade virtual e animações em 3D
Cidadania
IMG_8726 Trufa do Bem vem crescendo em Brasília e está ajudando desempregados
Meio Ambiente
IMG_3598 Invasão de áreas públicas pode causar assoreamento e contaminação de lagos e rios  

Mais lidas