Esporte

Brasil é um dos países que mais contribui com o esporte no mundo

O futebol se destaca, mas outras modalidades, como o Kickboxing, cresceram e atraem homens e mulheres

Tags:
#esporte #brasília #Kickboxing

O Brasil é um dos países que mais investem em esporte. Em 2015, a Forbes revelou que o governo aplicou US$842,4 milhões. O país também já recebeu os principais eventos esportivos do mundo, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de futebol.

Profissionais brasileiros se destacam em diversos países. O treinador de futebol Denilson Alvarenga trabalha há 10 anos na área, começou fazendo um trabalho voluntário na cidade de Valparaíso (GO) e se formou em Educação Física. Em 2015, foi contratado por um clube chinês. “O caminho é um pouco longo, é preciso gostar e trabalhar pensando que amanhã será diferente”. O treinador constata os choques culturais entre os países: “no Brasil a maioria querem, sonham em ser jogadores de futebol, porém na China a prioridade é o estudo, ser jogador profissional fica em segundo plano”.

Pesquisa do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta as modalidades esportivas mais praticadas no Brasil. No ano de 2013, o futebol alcançou 59,8% como esporte mais praticado, seguido por voleibol e natação. Outros exercícios como corrida, ciclismo e boxe, também cresceram no mercado.

Corrida é uma das modalidades mais praticadas em Brasília

Corrida é uma das modalidades mais praticadas em Brasília

O lutador de kickboxing Willer Alves prática a modalidade há 9 anos. “O kickboxing utiliza socos e chutes, e trabalha mais com as pernas, diferente do boxe”, detalha. O atleta afirma que a procura pela modalidade alcança o mundo inteiro. Os Jogos Mundiais da IWGA (International World Games Association) é um dos maiores eventos esportivos de todo o mundo, perdendo apenas para os Jogos Olímpicos. Em julho, os Jogos Mundiais acontecerão na Polônia, com a participação de cinco atletas brasileiros. Willer, que é um dos selecionados, conta que a participação feminina na luta, também é muito procurada. “O kickboxing é um esporte para todos, tanto para quem quer apenas queimar calorias ou até mesmo pra quem vai competir. O kickboxing feminino é muito forte no mundo inteiro”.

Aula de boxe com o professor Ghu Ghu

Aula de boxe com o professor Ghu Ghu

Em Brasília, outros exercícios como academia, atraem a população. Lorena Carneiro, 19, como muitos moradores da cidade, não prática um esporte específico, mas frequenta a academia. “Gostaria de praticar balle fitness para variar um pouco os exercícios repetitivos da academia”, admite. Mas busca como forma de lazer, caminhas e esportes nos fins de semana, em parques.

Passeio no Parque da Cidade em um domingo de manhã

Passeio no Parque da Cidade em um domingo de manhã

Deixe uma resposta

Esporte
Em média, a iniciativa recebe 70 alunos por dia Embaixada da Índia oferece aulas gratuitas de ioga
Comportamento
05 Crença em horóscopos pode causar despersonalização
Cultura
06 Dance hall é um estilo que ajuda a contar a história da Jamaica

Mais lidas