Turismo e Lazer

Brasília conta com lugares para meditação gratuitos

A prática, muito antiga com tradições orientais, procura trazer o treino do foco e atenção nos praticantes

Tags:
#yôga budismo Meditação

A meditação é uma prática que busca treinar o foco da atenção. É uma atividade muito antiga, que traz tradições orientais como o yoga e o budismo. Em Brasília, há cerca de 20 lugares que oferecem a execução da meditação como atividade para o público que procura um momento para relaxar. Um desses lugares é a Sociedade Vipassana de Meditação, que está localizada na 909 Sul.

A Sociedade Vipassana de Meditaçã está localizada na 909 Sul, próximo ao UniCEUB.

A Sociedade Vipassana de Meditaçã está localizada na 909 Sul, próximo ao UniCEUB.

Vipassana significa olhar dentro de algo com clareza e precisão com o objetivo de ver a verdadeira natureza do corpo e da mente como realmente são. Esse estilo de meditação é considerado um caminho eficaz e completo para treinar a mente, baseada na plena atenção à respiração. A diretora da Vipassana Rosângela Lins informa que a sociedade não tem fins lucrativos e que não é uma entidade religiosa, apesar da prática do local ser originada do budismo. “A prática da meditação é benéfica porque faz a gente ficar no momento presente e melhora a qualidade de vida”, diz Ronsângela.

A técnica de enfermagem Carine Batista, de 23 anos, medita por motivos religiosos como forma de conexão com o mundo espiritual e depois começou a usar a prática para controle emocional. Ela afirma que já frequentou locais como a Sociedade Vipassana, mas não gostou porque a meditação, nesses locais, é guiada e meditar, segundo ela, é algo particular que demanda o tempo necessário de cada um. “Eu tinha a ideia de que meditação era uma perca de tempo de estar sozinha tentando não pensar em nada, mas com a prática eu comecei a ter resultados e consequentemente passei a gostar”.

“A atividade de meditação é muito mais do que lazer para mim. É um instrumento de autoconhecimento e descoberta da verdade", diz, Mara Junqueira, coordenadora da Brahma Kumaris

“A atividade de meditação é muito mais do que lazer para mim. É um instrumento de autoconhecimento e descoberta da verdade”, diz, Mara Junqueira, coordenadora da Brahma Kumaris

Outro local que os brasilienses podem encontrar para meditar é a Brahma Kumaris, localizada na 711 Norte. O espaço é aberto ao público em geral, com atividades destinadas ao desenvolvimento de habilidades pessoais e melhoria da qualidade de vida individual, familiar, profissional e comunitária. A Brahma Kumaris ministra cursos de Meditação Raja Yoga, modalidade de ioga cujo foco é o desenvolvimento da mente do observador, e de Qualidade de Vida. “A atividade de meditação é muito mais do que lazer para mim. É um instrumento de autoconhecimento e descoberta da verdade”, diz Mara Junqueira, coordenadora da organização.

Deixe uma resposta

Esporte
Em média, a iniciativa recebe 70 alunos por dia Embaixada da Índia oferece aulas gratuitas de ioga
Comportamento
05 Crença em horóscopos pode causar despersonalização
Cultura
06 Dance hall é um estilo que ajuda a contar a história da Jamaica

Mais lidas