Saúde

Gastronomia funcional une alimentação saudável e sabor

Nutricionista aponta a preocupação com o resultado que o alimento irá fazer no organismo das pessoas

Tags:
gastronomia funcional nutrientes saudável

A gastronomia funcional vem ganhando força ultimamente no gosto de pessoas que procuram uma alimentação saudável e rica em nutrientes, mas que não abrem mão de se deliciar com os sabores. “Costumo dizer que é a relação entre a alimentação saudável e o sabor”, diz a nutricionista Beatriz Abu Ali. Para ela, a gastronomia funcional traz a preocupação com o resultado que o alimento irá fazer no organismo da pessoa para, a partir daí, pensar na elaboração dos pratos.

Alimentos funcionais são aqueles que nutrem e atendem às necessidades básicas da alimentação de cada indivíduo e trazem benefícios à saúde.

Alimentos funcionais são aqueles que nutrem e atendem às necessidades básicas da alimentação de cada indivíduo e trazem benefícios à saúde.

Para a também nutricionista Stephane Cenci, a gastronomia usual está mais voltada para o requinte e para ser apreciada por pessoas em geral, sem ter a preocupação se é saudável, nutritivo ou se aquele preparo traz algum benefício orgânico para o consumidor. Já a gastronomia funcional, além de levar em consideração o sabor, aroma e delicadeza na montagem do prato, procura ser saudável e nutritiva, agregando principalmente na saúde.

Alimentos funcionais são aqueles que nutrem e atendem às necessidades básicas da alimentação de cada indivíduo e trazem benefícios à saúde. Cereais, soja, hortaliças, tomate, brócolis, pimenta, açafrão, alecrim, gengibre são alguns dos mais acessíveis. As especialistas apontam a biomassa de banana verde como um alimento comum entre os adeptos por conta da versatilidade na cozinha e que pode ser usado em várias receitas, tanto doces quanto salgadas.

Adeptos dessa prática são pessoas que buscam uma alimentação equilibrada ou que possuem alguma intolerância ou alergia alimentares. Para um melhor aproveitamento dos alimentos, a gastronomia funcional vai ensinar o valor nutricional de cada ingrediente e a melhor forma de utilizá-lo na preparação de uma refeição. “A gastronomia funcional tem o papel de promover uma alimentação preservando substâncias ou nutrientes que forneçam benefícios à saúde, prevenindo ou tratando doenças e gerando bem-estar e qualidade de vida”, aponta Stephane.

A gastronomia funcional vai unir a nutrição, a partir dos alimentos, e a arte na combinação de ingredientes que vão trazer, além do sabor, uma produção diferenciada na criação de receitas que antes eram feitas de forma monótona. “O principal benefício é nutrir o organismo com alimentos adequados, respeitando a individualidade de cada um.  E é possível reduzir riscos de desenvolver problemas de saúde”, informa Beatriz.

 

Mousse de chocolate

Ingredientes:

– 1 e 1/2 xícaras de biomassa de banana verde

– 1 xícara de leite integral

– 7 ameixas sem caroço

– 1 colher de sopa de cacau

– 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha

– 100g de chocolate amargo

– 2 colheres de sopa de melado ou mel

Modo de preparo:

No liquidificador, coloque a biomassa, o leite, as ameixas, o cacau, o extrato de baunilha e o melado ou mel. Bata até ficar um creme homogêneo. Derreta o chocolate em banho maria e incorpore ele ao creme. Coloque em pote que vá ao congelador e deixe por 3 horas.

Deixe uma resposta

Turismo e Lazer
03 Exposição abrange realidade virtual e animações em 3D
Cidadania
IMG_8726 Trufa do Bem vem crescendo em Brasília e está ajudando desempregados
Meio Ambiente
IMG_3598 Invasão de áreas públicas pode causar assoreamento e contaminação de lagos e rios  

Mais lidas