Comportamento

Terapia online oferece serviços de pronto-socorro psicológico

Sem sair de casa, usuário pode falar com especialistas pelo smartphone ou computador

Com uma busca simples na internet é possível encontrar sites e aplicativos que oferecem terapia psicológica online. Alguns aplicativos, como “Better Help”, oferecem serviços para quem precisa conversar com profissionais especializados. “É rápido, está sempre perto de mim, é conveniente e não preciso sair de casa,” revela a estudante de design gráfico Mitsue Tanno, de 23 anos. Ela diz que utiliza o serviço mensalmente e também poupa suas economias pelo fato de o aplicativo ser mais barato do que frequentar uma clínica.

O administrador de empresas Antônio Barbosa utiliza a terapia online desde janeiro deste ano. Ele afirma que é muito conveniente contar com ajuda psicológica quando está viajando a trabalho ou não têm disponibilidade de horário para encontrar com um profissional. Para Barbosa, vale investir mensalmente em aplicativos como “better help”, mesmo com o seguro de saúde não cobrindo os  gastos. “É um serviço muito bom em momentos de pressão e pronto-socorro. Sempre que preciso eu não hesito em usar.”

O aplicativo “Better Help” foi criado em 2013. Ao se cadastrar no aplicativo, o usuário tem a possibilidade de entrar em contato com terapeutas por meio de chat privado.  Nas  salas de bate papo, psicólogos ficam de plantão 24 horas por dia e sete  dias de semana. Outro aplicativo para ajuda online que oferece serviços se chama breakhrough, porém, os serviços são apenas prestados em inglês. A interface do breakthrough é muito similar ao do “better help”, a diferença é que o usuário pode frequentar grupos de autoajuda e também manter interação com outros colegas.

Segundo a psicóloga Ana Paula Chianca, a terapia convencional com contato pessoal entre o profissional  e o paciente  é a ideal. Ana Paula declara que observar  a linguagem corporal é muito importante para o terapeuta e  o atendimento online não permite esse tipo de interação.  “ A terapia online é melhor indicada em casos emergenciais ou de viagem do paciente. Também psicólogo , Wanderlei Guedes concorda. Para ele, a terapia presencial é  mais adequada e jamais será substituída pela online. Segundo Guedes,  o paciente tem que passar por um processo de vínculo e confiança para poder criar um ambiente de conforto  com o terapeuta. “Na terapia online, essas coisas ficam restringidas. Pelo Skype  resolvemos o problema dados pela distância,  deslocamento e  tempo no trânsito que podem dificultar a vinda do paciente. “

Serviço:

Better Help: Disponível no itunes store ou Google Play. A a mensalidade do serviço é US$ 35

Breakthrough: Disponível no itunes store ou Google Play. Os custos variam de acordo com o preço que cada terapeuta cobra por sessão.

    Deixe uma resposta

    Esporte
    Em média, a iniciativa recebe 70 alunos por dia Embaixada da Índia oferece aulas gratuitas de ioga
    Comportamento
    05 Crença em horóscopos pode causar despersonalização
    Cultura
    06 Dance hall é um estilo que ajuda a contar a história da Jamaica

    Mais lidas