Comportamento

Terapia online oferece serviços de pronto-socorro psicológico

Sem sair de casa, usuário pode falar com especialistas pelo smartphone ou computador

Com uma busca simples na internet é possível encontrar sites e aplicativos que oferecem terapia psicológica online. Alguns aplicativos, como “Better Help”, oferecem serviços para quem precisa conversar com profissionais especializados. “É rápido, está sempre perto de mim, é conveniente e não preciso sair de casa,” revela a estudante de design gráfico Mitsue Tanno, de 23 anos. Ela diz que utiliza o serviço mensalmente e também poupa suas economias pelo fato de o aplicativo ser mais barato do que frequentar uma clínica.

O administrador de empresas Antônio Barbosa utiliza a terapia online desde janeiro deste ano. Ele afirma que é muito conveniente contar com ajuda psicológica quando está viajando a trabalho ou não têm disponibilidade de horário para encontrar com um profissional. Para Barbosa, vale investir mensalmente em aplicativos como “better help”, mesmo com o seguro de saúde não cobrindo os  gastos. “É um serviço muito bom em momentos de pressão e pronto-socorro. Sempre que preciso eu não hesito em usar.”

O aplicativo “Better Help” foi criado em 2013. Ao se cadastrar no aplicativo, o usuário tem a possibilidade de entrar em contato com terapeutas por meio de chat privado.  Nas  salas de bate papo, psicólogos ficam de plantão 24 horas por dia e sete  dias de semana. Outro aplicativo para ajuda online que oferece serviços se chama breakhrough, porém, os serviços são apenas prestados em inglês. A interface do breakthrough é muito similar ao do “better help”, a diferença é que o usuário pode frequentar grupos de autoajuda e também manter interação com outros colegas.

Segundo a psicóloga Ana Paula Chianca, a terapia convencional com contato pessoal entre o profissional  e o paciente  é a ideal. Ana Paula declara que observar  a linguagem corporal é muito importante para o terapeuta e  o atendimento online não permite esse tipo de interação.  “ A terapia online é melhor indicada em casos emergenciais ou de viagem do paciente. Também psicólogo , Wanderlei Guedes concorda. Para ele, a terapia presencial é  mais adequada e jamais será substituída pela online. Segundo Guedes,  o paciente tem que passar por um processo de vínculo e confiança para poder criar um ambiente de conforto  com o terapeuta. “Na terapia online, essas coisas ficam restringidas. Pelo Skype  resolvemos o problema dados pela distância,  deslocamento e  tempo no trânsito que podem dificultar a vinda do paciente. “

Serviço:

Better Help: Disponível no itunes store ou Google Play. A a mensalidade do serviço é US$ 35

Breakthrough: Disponível no itunes store ou Google Play. Os custos variam de acordo com o preço que cada terapeuta cobra por sessão.

    Deixe uma resposta

    Saúde
    Anoushe Duarte aposta na acupuntura para o tratamento da hérnia de disco Aumento de peso na gravidez pode contribuir para ocorrência de hérnia de disco
    Ciência e Tecnologia
    Pauta 3 - 01 Na briga por clientes, restaurantes apostam em forma alternativa de publicidade
    Esporte
    Formação antes do início do treino da Legião Teutônica da Casa Germânica. Lutas medievais são praticada em Brasília

    Mais lidas