Esporte

Brasília, um ninho de grandes promessas do futebol

Futebol amador de Brasília revela grande jogadores para o cenário nacional

Tags:
#futebolamador

O futebol amador no Distrito Federal vem crescendo a cada ano, basta observar durante os fins de semana nos campos de várzea do entorno de Brasília. Times uniformizados disputando mais um jogo pelo campeonato amador local. Muitos jogadores que hoje jogam o Candangão, o campeonato da primeira divisão, já participaram de partidas como amador. Esses torneios são como uma “categoria de base”  para os clubes do DF.

IMG_0982

Alguns jogadores que já foram até campeões do mundo pela seleção brasileira já jogaram em Brasília, como e o caso do zagueiro Lúcio, vencedor da Copa em 2002. Ele começou a carreira no Guará Esporte Clube. Isso serve de motivação para aqueles que hoje, jogam o futebol amador e sonham um dia em se tornar profissional.

italo-ja-caiu-nas-gracas-da-torcida-paranista-825x550

Ítalo Barbosa de 20 anos, foi um desses jogadores que começou muito cedo em categoria de base aqui no DF e no futebol amador. Um olheiro do time do Gama acabou convidando-o para um teste. Aprovado, começou sua carreira no profissional e no ano passado foi negociado para o Esporte Clube Paraná. “Desde pequeno meu sonho foi jogar bola, tudo aconteceu rápido demais, chegou minha vez e vou aproveitar” completa.

O diretor de Esporte de Participação da Secretaria adjunta do Esporte do DF, Jhonathan Andrade, destaca a importância dos campeonatos amadores no DF. Ele divulga  o programa Boleiros, no qual a Secretaria entra em contato com as ligas das cidades  e fornece ajuda, como pagando os árbitros que irão apitar os jogos. “Não repassamos dinheiro algum para as ligas e para clubes nenhum, apenas fornecemos a equipe de arbitragem” ressalta.

O vice-presidente da liga de São Sebastião, Cleones Barcelos, ressalta que o futebol amador vem crescendo a cada ano, e que poucas regiões administrativas não possuem seu próprio campeonato, mas que em breve todas terão pelo menos uma divisão de campeonato amador.”Em Santa Maria por exemplo já existe serie A e B, isso mostra o quanto o futebol amador cresceu”, finaliza.

Deixe uma resposta

Turismo e Lazer
03 Exposição abrange realidade virtual e animações em 3D
Cidadania
IMG_8726 Trufa do Bem vem crescendo em Brasília e está ajudando desempregados
Meio Ambiente
IMG_3598 Invasão de áreas públicas pode causar assoreamento e contaminação de lagos e rios  

Mais lidas