Educação

Projeto incentiva educação ambiental de crianças

Grupo de amigos 7 saberes cria Ecoparque, no Olhos D’Água, e usa como método o contato com a natureza para práticas ambientais

Crianças no inicio da visita ao Ecoparque

Crianças no inicio da visita ao Ecoparque

Contato com a natureza, desafios, aprendizados. O Ecoparque é um projeto do coletivo 7 Saberes e foi criado para desenvolver práticas vivenciais e aplicar a educação ambiental de forma holística para crianças. No Parque Olhos D’água, o Ecoparque é dividido em 9 estações, permaculturais, todas envolvidas por bioconstruções. O projeto do parque surgiu a partir do projeto de final de graduação do professor de educação física Pedro Henrique Vinhal. ‘’ A minha ideia era construir algo prático, envolvendo a permacultura. Queria mostrar uma nova forma de educação’’, conta o professor.

O projeto depende das escolas para que aconteça, pois são elas que marcam as visitas. A pedagoga Maria Izabel Cesar, voluntária do projeto, se dedica à horta que tem em uma das salas da escola classe 415 norte. ‘’ Dedico a minha tarde toda as sextas para cuidar do que as crianças plantam’’, relata a pedagoga. O projeto também ensina o plantio de alimentos, e a maneira certa de cuidar de cada um deles. Para a professora Socorro Cruxen, educadora de uma das turmas de ensino fundamental da escola,  ir para o Ecoparque é um dos momentos que as crianças mais gostam, e realmente levam a sério. ‘’ O projeto é muito importante para educar, desde cedo, a preservar a natureza e o contato com ela’’, afirma a professora.

Ao entrar no Ecoparque, os pequenos já ficam atentos ao estado que o local se encontra. Por ser um parque público, pode ser que ele esteja com algum tipo de lixo jogado pelas pessoas que frequentam. Com os olhares atentos, as crianças catam um por um e levam ao descarte mais próximo ajudando a manter a limpeza do local. Em uma das estações do parque, a água usada pela torneira, vai direto para a horta que é feita pelas crianças, fazendo assim com que a água utilizado não seja desperdiçada, e sim reutilizada.

Para entrar em contato com o Coletivo 7 saberes e agendar uma visita ao Ecoparque podem ligar nos números:Breno – 9216-4888 (claro), Bel – 9176 8868 (tim), Vitor 8490-3945, Raísa 8106-2886 (tim)

Eles recebem visitas todos os dias de manhã, e no período da tarde. Os passeios são gratuitos.

 

    Deixe uma resposta

    Turismo e Lazer
    03 Exposição abrange realidade virtual e animações em 3D
    Cidadania
    IMG_8726 Trufa do Bem vem crescendo em Brasília e está ajudando desempregados
    Meio Ambiente
    IMG_3598 Invasão de áreas públicas pode causar assoreamento e contaminação de lagos e rios  

    Mais lidas