Cidadania

Casa Santo André inaugura consultório odontológico

Espaço voltado para pessoas em situação de rua foi montado a partir de doações e conta com ajuda de dentista voluntário

Tags:
#casasantoandré #cidadania

Há dois meses morando na Casa Santo André (CSA), Inaldo Soares saiu de Recife (PE) sem destino. O falecimento da mãe, a infidelidade da ex-esposa e o desprezo dos filhos colaboraram para desencadear uma depressão que o obrigou a abandonar sua cidade natal e ir em busca de uma nova vida em Brasília (DF). Na capital do país, não encontrou emprego fixo. Sem dinheiro e desolado, acabou indo morar na rua. Em uma oportunidade conheceu a CSA e foi em busca de ajuda. “Ninguém procura a Casa Santo André porque está bem, e sim porque precisa de algum apoio e quer mudar”, desabafa.

Soares precisa de uma prótese dentária e ficou muito feliz com a inauguração do consultório odontológico na instituição. “A iniciativa de abrir esse espaço proporciona, para nós que não temos condições financeiras, mais qualidade de vida. A saúde bocal, além de essencial, é um dos requisitos para possíveis oportunidades de trabalho”, conta.

Como Inaldo Soares, outros 220 moradores da CSA vão poder usufruir do recém-inaugurado consultório odontológico. José Ribamar, fundador da instituição, diz que a construção da clínica dentária é um sonho antigo, realizado graças às doações de comunidades religiosas. “Atendemos especificamente o morador de rua. Esse público precisa desse tipo de procedimento específico porque, em muitas situações, não conseguem realizar a higiene bocal”, explica.

O cirurgião dentista Marcus Pinheiro é o responsável em trazer de volta o sorriso das pessoas assistidas pela CSA. Único voluntário no atendimento desse público, Pinheiro se dedica a ação social às segundas, quartas e sextas-feiras, por quatro horas diárias. “Conversando com algumas pessoas em situação de rua conheci a CSA e me prontifiquei a colaborar. Hoje, estamos com um consultório e espero contribuir na autoestima dessa população. Esse é o mínimo que eu posso fazer”, conclui.

Para que mais pessoas possam se beneficiar de um tratamento odontológico Pinheiro destaca que seria necessária a contribuição de mais profissionais da área. Aqueles que queiram fazer o bem podem contribuir com doações de materiais para o consultório, como gaze, agulhas e luvas.

Por meio de doações e com o auxílio do Doutor Marcos Pinheiro, a CSA conseguiu os principais e mais caros equipamentos por meio de doação. “O Padre Eduardo, que estava na Paróquia Imaculado Coração de Maria, recebeu a doação de alguns equipamentos de um consultório que estava fechando. Ele me ofereceu, e como sou Vigário das obras sociais, encaminhei para a instituição”, conta o Padre Carlos Henrique.

A casa

A Associação Casa Santo André é uma instituição sem fins lucrativos localiza no Gama (DF). Há 13 anos está trabalhando nos cuidados e atendimento de pessoas em situação de rua, tanto no acolhimento, como casa de passagem, e na abordagem, que inclui atendimentos in loco a crianças, adultos e idosos.

Serviço:

Casa Santo André

Local: Qd. 07 Área Especial, Setor Sul, Gama (DF).

Contato: (61) 3385-2615 ou (61) 9 8482-3461

Site: https://www.casasantoandre.org.br/

    Deixe uma resposta

    Cidadania
    _DSC0066 Ação do Instituto Embalar Sonhos distribui brinquedos e sorrisos no Dia das Crianças
    Cidadania
    É mais arriscado ser gay na periferia
    Cultura
    DJ Mari Perrelli tocando Ser uma DJ em um cenário repleto de homens é um desafio

    Mais lidas