Compostagem com minhocas vermelhas é usada para adubo

A vermicompostagem é um exemplo de que é possível transformar o lixo orgânico em algo positivo, como o adubo. O processo é feito com minhocas vermelhas da Califórnia. A prática sustentável já é vista, por exemplo, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A engenheira agrônoma Carmen Mendes garante que o uso de minhocas na compostagem é uma técnica diferenciada, gerando um adubo orgânico rico em nutrientes para as plantas, como o fósforo, magnésio, cálcio e potássio. “Essa técnica de compostagem é bem diferente, chamada de minhocultura. O húmus das minhocas se transforma em um adubo orgânico equilibrado e completo, para ser utilizado em plantas e jardins”, afirma.
No TST, a técnica é utilizada no sistema de composteira de chão. Neste modelo, coloca-se uma primeira camada do próprio húmus, ou até mesmo o composto orgânico produzido com a borra do café e a palha, para formar a chamada “cama das minhocas”. Em seguida, é colocado o material orgânico utilizado na compostagem: restos de frutas, verduras, legumes e as cascas. O húmus é a produção da minhoca, sendo a transformação do esterco (alimento da minhoca) em adubo orgânico. As minhocas comem os alimentos e processam no período aproximado de 30 dias, após esse período é retirado o húmus. Sobre a camada com os alimentos é despejada a borra do café para evitar insetos indesejados, e assim vai se fazendo até chegar ao limite da composteira.
O especialista em agricultura orgânica Alan Santana garante que as minhocas vermelhas da Califórnia são de uma espécie que produz bastante húmus e a reprodução é rápida. “Essa espécie de minhocas é precoce. Cresce, desenvolve e se reproduz mais cedo que as de outras espécies. Produz muitos filhotes e transforma todo o esterco em que vive ou outras matérias orgânicas em húmus, com maior rapidez do que as minhocas de outras espécies”, comenta.
Os restos de alimentos são coletados pelos dois restaurantes do Tribunal Superior do Trabalho. Não podem ser colocadas no processo de compostagem as frutas cítricas (limão, laranja e abacaxi), alimentos cozidos ou assados, os laticínios (todos os derivados do leite), líquidos (caldos, iogurtes e sucos), carnes, jornais, papelão, açúcar, papel higiênico, gorduras, temperos fortes (alho, pimenta e cebola), e os derivados de trigo (pão e bolos), pois agridem as minhocas.
O adubo orgânico produzido pela equipe de jardinagem é utilizado nas plantas e nos jardins. São 46 mil metros quadrados de área verde. A compostagem é feita diariamente na lateral do prédio do TST. Desde 2009, o Tribunal Superior do Trabalho desenvolve um programa de responsabilidade socioambiental que atua em duas frentes principais: a coleta seletiva e a compostagem com borra de café.
A minhoca vermelha da Califórnia (Lumbricus rubellus) é a minhoca mais criada nos Estados Unidos e no Brasil, sendo considerada a melhor para criação comercial. O servidor do núcleo socioambiental Jomar Pereira ressalta que as primeiras minhocas utilizadas na compostagem foram doadas. “As minhocas foram doadas e elas se reproduzem muito rápido. Não é necessário comprar mais”, observa.

Mais lidas
-
Política
Juventude de esquerda avalia as próprias perspectivasAlguns militantes explicam suas motivações e críticas ao atual posicionamento político da esquerda brasileira
-
Cultura
Babalorixá explica o significado das cores e roupas do CandombléO preto representa o silêncio e a resignação; o vermelho a energia e a vida; o branco o luto ‘pela morte’
-
Turismo e Lazer
Um novo visualBarbearias de Brasília fazem mais que barba, cabelo e bigode para conquistar fregueses
-
Esporte
Embaixada da Índia oferece aulas gratuitas de iogaAtividade, que ajuda a melhorar a flexibilidade, concentração e resistência, acontece três vezes na semana e é aberta ao público
-
Economia
Ambulantes lucram até R$ 3 mil com café da manhã pelas ruas do DFApesar de aumentar a renda familiar dos vendedores, a venda é feita sem autorização