Saúde

Fotofobia gera incômodo e exige cuidados

Oftalmologista diz que todos têm sensibilidade à luz, o que varia é o grau de intensidade

A fotofobia é uma sensibilidade nos olhos, causada pela luz, seja natural ou artificial. Segundo o oftalmologista Elvan Borges, essa aversão à claridade não é uma das doenças dos olhos, mas sim um sintoma. De acordo com o médico, o incômodo pode ser causado por uma série de coisas, como, por exemplo, o astigmatismo, irritações no globo ocular, enxaquecas, uso excessivo ou inadequado de lentes de contato, entre outras coisas.

A advogada e conselheira tutelar Suellen Róbias sofre com o problema. A situação dela é tão intensa que nem é preciso estar no sol para sofrer com a luz. “A luz do computador já me irrita muito, por conta do astigmatismo”, explica.

A estudante Gabriela tem dificuldade para enxergar em locais com muita luminosidade

A estudante Gabriela tem dificuldade para enxergar em locais com muita luminosidade

A estudante de ciências biológicas Gabriela Guimarães descreve a sensação. “É horrível. Para todo canto que eu vou, estou de óculos escuros, e dependendo da intensidade do sol é impossível enxergar”, relata. “Incomoda mesmo, o olho arde, parece que tem alguma coisa nele e aí, você fica forçando para ver se consegue ter alguma visão”, complementa.

O oftalmologista explica que essa aversão à luz pode ser mais comum em algumas pessoas do que em outras. “As pessoas de olhos claros recebem mais iluminação e por isso tem mais propensão à fotofobia”, conta. Além disso, outros fatores podem ocasionar a intolerância. “Uma pessoa que usa o grau errado, mesmo sendo raro, pode desenvolver fotofobia”, diz.

A estudante de biomedicina Ana Clara Tiscate tem olhos verdes e sofre com o sintoma. “Meus olhos são claros e muito secos, tenho astigmatismo, enxaqueca e a fotofobia foi diagnosticada pelo meu oftalmologista por conta disso”, conta. Já para a estudante Lia Melo, sair ao sol é sempre difícil. “Eu tenho muita fotofobia, de chegar a chorar no sol”, relata.

Olhos claros têm mais propensão à fotofobia

Olhos claros têm mais propensão à fotofobia

Para evitar o problema, o oftalmologista sugere o uso dos óculos de lentes escuras e fazer o acompanhamento e tratamento do causador da fotofobia, caso a caso. Por experiência própria, Gabriela dá uma dica. “Eu sei que todo dia vai estar sol, e para não precisar passar por sufoco eu vivo com óculos e colírio na bolsa”, sugere.

 

Deixe uma resposta

Turismo e Lazer
As cartas estão presentes na história da banda e dos fãs. Misticismo e boa música envolvem a banda O Tarot
Economia
Carla De funcionário a microempreendedor
Saúde
Foto_1 Endometriose e a dificuldade de diagnóstico

Mais lidas