Turismo e Lazer

Planetário de Brasília oferece aprendizado e diversão

Ciência, cultura e história estão à disposição do brasiliense gratuitamente

Tags:
Brasília gratuitas planetário de brasília Turismo e Lazer visitas

O Planetário é considerado um dos pontos turísticos menos conhecidos em Brasília. Os frequentadores reclamam de falta de investimento e de divulgação do espaço. O local reúne lazer e conhecimento, onde as pessoas podem se divertir ao explorar ciência, cultura, história e entretenimento com imagens sobre o universo e a vida pelas lentes de modernos equipamentos de projeção. A estrutura física é parecida com a de um disco voador.  São dois espaços para exposições. “A exposição de cima é do observatório europeu do sul. No andar de baixo, a gente tem a exposição em parceria com a Agência Espacial Brasileira”, explica o monitor Denizar Marques.

Além desses dois espaços, o Planetário possui uma sala de cinema, em formato 360°, chamada de cúpula, destinada para até 80 pessoas. Lá é possível assistir aos filmes exibidos com a cadeira praticamente deitada. Ao visitar as exposições, o público pode ver alguns quadros que retratam a galáxia, ossos de dinossauros e experimentar roupas de astronautas para tirar fotos. O visitante pode ainda conferir exposições de alguns foguetes e  imagens de alguns satélites. Computadores para pesquisas relacionadas ao local também são oferecidos. Toda a visita é feita com a ajuda de monitores.

Durante a semana, são oferecidas visitas agendadas de escolas públicas e particulares, nas quais as crianças exploram as exposições e assistem aos filmes, de acordo com a série que estão cursando e com o que estão aprendendo. “A escola agenda previamente essa sessão, escolhe o filme que mais se adequam à faixa etária das crianças, a série que estão estudando. Tem a sessão comentada e a não comentada,” ressalta Denizar.

Amostra de algumas representações de foguetes localizado no primeiro andar.

Amostra de algumas das representações de foguetes, no primeiro andar

O espaço é elogiado por aqueles que o frequentam. “ Eu achei o pessoal bem atencioso, desde a hora que a gente chegou, eles foram bem educados e vieram conversar com a gente,” conta a visitante Uiara Borges.  Os visitantes destacam a necessidade de mais divulgação. “A divulgação precisa melhorar. É um espaço cultural bem divertido para as crianças e também para os adultos,” sugere a bacharel em Relações Internacionais Ana Carolina de Souza. A monitora Alany Moreira explica que o trabalho dos monitores é fazer a mediação tanto nas exposições quanto nas sessões. “Nós somos responsáveis por elaborar e por executar as sessões que são feitas lá dentro,” diz Alany. Todos eles possuem conhecimentos em astronomia e em outras áreas.

Serviço

O Planetário fica no Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções, e funciona de terça-feira a domingo com sessões abertas ao público ou agendadas. A entrada para as exposições e para a cúpula é franca. A exibição de filmes é feita em diversos horários, de acordo com cada público.

Deixe uma resposta

Entrevistas
IMG_1885 copia Meio nerd ainda é masculinizado
Turismo e Lazer
_MG_1493 Inserção de alunos com autismo ainda apresenta desafios para escolas
Entrevistas
Marcos Roberto, segurando seu primeiro Livro "Semideus: O Retorno Divino" Mitologia e filmes inspiram livros e peças de artista de Brasília

Mais lidas