Esporte

Já pensou em praticar esgrima?

Além da coordenação motora, o esporte trabalha postura e disciplina

Tags:
esgrima Esporte

A saudação de espadas indica o início do duelo. Na estreita arena de combate, os atletas, fardados de branco, calculam distâncias de ataques e manobras de defesa, quase que simultaneamente. O objetivo: tocar a espada no corpo do adversário. Um exercício de cálculo e jogo de pés.

Essa é a esgrima. O esporte que atrai olhares pela máscara e pelas espadas, além de trabalhar reflexos rápidos, estimula a prática de princípios, inclusive sociais. Para Ivan Baumgartner, professor e ex-integrante da equipe brasileira de esgrima, o esporte reforça disciplina, respeito e cordialidade.

“É um esporte que trabalha com armas, então tem toda essa questão de segurança que precisa ser seguida. Não pode ser algo solto. Tem que ter disciplina, seguir regras e os alunos realmente absorvem esses conceitos”, comenta o esgrimista brasiliense.

Esgrima trabalha reflexos rápidos, equilíbrio e concentração

Jovem Manuela Sabaak em duelo com o professor esgrimista  Ivan Baumgartner

O esporte, indicado para diferentes públicos, é trabalhado de forma distinta para adultos e crianças. Ivan Baumgartner – que possui a maior graduação na modalidade, Brassard Vermelho – pontua que a esgrima, mais técnica entre os adultos, é trabalhada de forma lúdica com o público infantil: “Para as crianças, trabalhamos os conceitos de esgrima com brincadeiras, usando espadas de espuma e sempre enfatizando o fair-play”.

E os pais também veem benefícios. Vinhaps da Costa, engenheiro civil, diz que a esgrima melhorou a postura da filha de 17 anos, Manuela Sabaak. “Hoje a vejo mais atenta, ágil, e a disciplina, de fato, fez com que ela se concentrasse mais nas atividades escolares”, relata.

Manuela, estudante do Colégio Militar de Brasília, conta que escolheu a esgrima após assistir alguns duelos nas Olimpíadas. “Me identifiquei com esporte desde os meus 13 anos. Faço por lazer e sempre falo para os amigos que eu pratico esgrima e que é meu esporte preferido”, declara a jovem.

Segundo o professor de Educação Física e pós-doutor em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (UnB), Sandor Balsamo, a esgrima é uma excelente atividade para o condicionamento físico-motor. No entanto, ressalta a importância das aulas experimentais. “É aconselhável conhecer o local, conversar com os instrutores e professores e avaliar o feedback do estudante após as primeiras aulas”, pontua.

Se interessou? Saiba onde praticar:

  • Touché Esgrima: Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Setor de Clubes Sul, Trecho 1, Asa Sul).
  • D’Stak Academia: Asa Norte – SGAN 911 Norte
  • Colégio Santa Dorotéia: Asa Norte – SGAN 911 Norte
  • Escola Cantinho Mágico: Lago Sul – SHIS QI 26, Chácara 29

Telefone: (61) 9 9961-6195.

Preço: De R$ 200 a R$ 260 a mensalidade.

Deixe uma resposta

Entrevistas
Entrevista Inovar é saber como os outros se comportam
Cidadania
Foto: Ingrid Pires Projeto leva esporte e música a adolescentes em Sobradinho
Cidades
Placas que sinalizam as saídas do parque, quando existem, estão degradadas. Parque da Cidade precisa de sinalização

Mais lidas