Meio Ambiente

Prosperidade gota a gota

Evento da ONU traz lições sobre como o saneamento e o tratamento da água contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade

Tags:
8º Fórum Mundial da Água agua saneamento

Gestão integrada dos recursos hídricos e os papéis da água e do saneamento no bem-estar econômico e social foram temas de debates no segundo dia da programação do oitavo Fórum Mundial da Água. O debate, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, faz parte da programação do Planeta ODS, evento paralelo da ONU que discute a temática da água com a população.

Debatedores ressaltaram importância do tratamento da água para Estados, empresas e agronegócios

Debatedores ressaltaram importância do tratamento da água para Estados, empresas e agronegócios

Segundo Cristiano Prado, líder da área de Pessoas e Prosperidade do Pnud, a mesa de debate Água e Prosperidade proporcionou espaço para convidados apresentarem casos e lições de como inovações e projetos de saneamento, sejam eles de diferentes esferas da sociedade, contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – nortes para políticas de cooperação internacional da Agenda 2030.

Uma das perspectivas apresentadas pelos debatedores foi quanto ao desenvolvimento de políticas de saneamento para a saúde pública. Para Henry Hernandez, assessor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), esse é um desafio intersetorial. Henry reconheceu a participação social como fundamental para a promoção da saúde e apontou desafios: “Cerca de 80% das doenças e enfermidades estão direta ou indiretamente relacionadas à água. Não há como dissociar dengue e malária, por exemplo, de questões sobre tratamento e saneamento da água”.

Representando o Pacto Global, iniciativa da ONU que analisa práticas de negócios das empresas, Carlo Pereira citou responsabilidades e oportunidades da comunidade empresarial perante a Agenda 2030. Segundo dados do próprio órgão internacional, das 1953 empresas globais analisadas, o ODS “Água Potável e Saneamento” aparece entre os cinco objetivos menos lembrados e é priorizado por apenas 32% das empresas. Carlo, no entanto, diz que priorização da água é, na verdade, ação lucrativa: “Trata-se de uma redução de custos para as empresas. Uma vez que a cadeia trata melhor os insumos, água e energia, empresas reduzem custos de produção”.

Fórum Mundial da Água movimentou público interessado pela temática

Fórum Mundial da Água movimentou público interessado pela temática

E as oportunidades de prosperidade se estendem, também, para o agronegócio. Guilherme Raucci, representante da Agrosmart, empresa que monitora plantações para auxiliar o agricultor nas decisões agrícolas, compartilhou como a empresa, por meio de dados e tecnologias, promove conscientização e maior produção para a agricultura. “O agricultor, por meio de uma plataforma digital, recebe dados sobre a plantação e consegue ver o quanto de água é necessária para a irrigação da lavoura e como executá-la sem desperdícios”, exemplificou Guilherme.

Altamir Ribeiro, agricultor, veio do Goiás para assistir ao debate e ressaltou a importância dos órgãos internacionais orientarem as pessoas que desconhecem as boas práticas ou não têm acesso às informações. “A água é nossa! Temos que aprender como usá-la corretamente. Eu achava que sabia muito mas agora vejo que eles sabem muito mais”, disse Altamir.

O Planeta ODS é resultado de parceria entre a Secretaria de Governo da Presidência da República, o Governo do Distrito Federal, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Centro Rio+.

Quer saber mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS? Acesse o Portal do PNUD e saiba como se envolver!

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Cultura
O taxidermista César Leão em seu ambiente de trabalho Brasília conta com dois museus de taxidermia
Ciência e Tecnologia
Telescópio do Planetário de Brasília Descubra qual a possibilidade de um meteoro atingir a Terra
Esporte
IMG_4988 Distrito Federal pode ser representado no skate na próxima Olimpíada

Mais lidas