Esporte

Cachorros de Brasília também praticam o agility

A atividade favorece o exercício físico e o vínculo entre o cachorro e o dono

Tags:
#competição agility agilitydf animal cachorro

Eles correm, saltam sobre obstáculos e, fazem manobras que encantam quem assistem, além de fazer a alegria dos donos. As atividades são executadas por cães que em Brasília praticam o Agility. A modalidade tem até equipe na capital. A AgilityDF  foi fundada entre 2012 e 2013 e tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cães e estimular a atividade física e a interação entre o cão e o dono.

A atividade surgiu em 1978 no Reino Unido, com competições que serviam para entreter o público na época. O exercício é para qual quer porte ou raça de cachorro, onde o cão supera uma série de obstáculos conduzidos pelo dono. O esporte exige uma grande condição física do animal, além de ter vários objetivos, como a prática de esportes, competições, socialização, e para a obediência do cão.

Adestradora Luiza Dias treinando com o cão

A equipe também participa de competições

Segundo a equipe, muitos procuram a atividade para animais agitados, e que são desobedientes, pois os exercícios do agility contribuem para melhorar o bom comportamento do cão. Outro caso que já passou pela equipe, foi o da cadela guadalupi, uma vira-lata muito medrosa.

Guadalupi de 3 anos e meio começou a praticar o agility com 1 ano e meio, principalmente por ser muito medrosa. A dona preocupada com o comportamento da cachorra, decidiu procurar ajuda, “ela não saia de casa. Eu abria o portão de casa e ela deitava no chão e congelava de medo”, diz a dona. A opção que ela encontrou foi o agility, por causa dos obstáculos, que cada vez superados encorajavam a cadela a fazer outras coisas. A cachorra ainda não faz todos os obstáculos, e a motivação dela é muito diferente de outros cachorros que praticam a atividade, porém o objetivo que era deixar a cachorra mais confiante e sociável foi bem-sucedido pela equipe.

A adestradora Thaís Rodrigues junto com a cadela Guadalupi a direita, e outros cachorros

A adestradora Thaís Rodrigues junto com a cadela guadalupi a direita, e outros cachorros

A equipe do agilityDF participou de campeonatos nacionais e internacionais, como o campeonato mineiro, paulista, e da copa sicalam, que é o campeonato da América Latina, já realizada no Uruguai. O grupo já conseguiu conquistar boas colocações, como a cadela leia, da adestradora Luiza Dias, que ficou em 2° lugar na ultima etapa do campeonato brasileiro de agility em 2018. O cão ainda surpreende por ter 11 anos e competir em atividades de grande condição física, como o agility.

Campo do AgilityDF

AgilityDF conquistou boas colocações nas competições

Em Brasília não existem campeonatos oficiais, apenas os informais criados todo ano pelo agilityDF, que tem o objetivo de trazer as competições para o DF, e divulgar o esporte. Em junho de 2018 será a terceira edição dos campeonatos da equipe.

Deixe uma resposta

Entrevistas
Entrevista Inovar é saber como os outros se comportam
Cidadania
Foto: Ingrid Pires Projeto leva esporte e música a adolescentes em Sobradinho
Cidades
Placas que sinalizam as saídas do parque, quando existem, estão degradadas. Parque da Cidade precisa de sinalização

Mais lidas