Cidades

Placa que promete reinauguração da Biblioteca Demonstrativa ganhará festa de aniversário

No dia 12 de abril, pessoas vão se reunir para cantar parabéns e comer bolo com o intuito de manifestar contra o atraso nas obras

A Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB), situada na quadra 506/507 sul, vai ganhar um protesto, em forma de festa. Cerca de 500 pessoas já confirmaram presença. É que no dia 12 de abril de 2017, o Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), instalou uma placa na frente da fachada, prometendo que a biblioteca seria reinaugurada. E agora, um ano depois, a promessa não foi cumprida e os parabéns serão entoados sob a forma de protesto.

O criador do evento, Diogo Almeida, pesquisou sobre a obra e as datas de entrega e percebeu a oportunidade do manifesto. “Passou-se mais um ano e a única coisa de nova na Biblioteca é a placa. Daí a gente resolveu comemorar”, diz com empolgação. Ele se juntou com a amiga e empresária Talita Miotto e resolveu chamar as pessoas, levar um bolo e apagar a velinha, em comemoração ao aniversário da placa.

O Ministério da Cultura (Minc), informou por meio de nota, que lançou o edital de licitação para a execução da obra em 14 de fevereiro deste ano e que até o final de abril, haverá a seleção de uma nova empresa. A promessa é de que a obra será entregue até dezembro.

Fachada da Biblioteca está degradada

Fachada da Biblioteca está degradada

A obra deveria ter sido entregue em 2017, no entanto, segundo o Ministério, o descumprimento de prazos e a baixa qualidade do trabalho da empresa contratada, para elaborar o projeto executivo da reforma, fez com que houvesse atraso e cancelamento do contrato. Talita questiona até quando esses espaços de cultura ficarão fechados em Brasília. “Eu tenho que cumprir prazos, meu amigo é funcionário público e tem que cumprir prazos, todo mundo. E a biblioteca pode simplesmente colocar uma placa de ‘vem aí’, sem determinar prazo”, reclama.

O Minc informou, ainda, que a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), passou por obras de escoramento da marquise, troca da caixa d’água, além de nova instalação elétrica, em 2016. O processo de revitalização e modernização do prédio deve incluir o cumprimento das normas de acessibilidade e algumas especificações de itens de segurança.

O aniversário da placa será comemorado no dia 12 de abril, às 13 horas, na frente da biblioteca demonstrativa e o convite está aberto a todos os que tiverem interesse em participar do protesto pacífico. É só aparecer e, se puder, levar uma contribuição para a ‘festa’.

Para mais informações sobre o evento, acesse a página no Facebook: https://bit.ly/2Inmo0Z

Vidro quebrado faz parte do cenário de descaso

Vidro quebrado faz parte do cenário de descaso

Mais informações:

O escritório de direitos autorais do Distrito Federal, que antes funcionava dentro da biblioteca, está no Edifício Parque Cidade Corporate, na SCS Quadra 09 Lote C Torre B, 10º Andar. O horário de atendimento é de segunda a quarta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 15 horas, e quinta-feira das 8 às 11 horas.

Deixe uma resposta

Turismo e Lazer
As cartas estão presentes na história da banda e dos fãs. Misticismo e boa música envolvem a banda O Tarot
Economia
Carla De funcionário a microempreendedor
Saúde
Foto_1 Endometriose e a dificuldade de diagnóstico

Mais lidas