Cultura

Associações culturais disputam vaga para se apresentar na Copa do Mundo

Edital do Ministério da Cultura oferece R$ 3 milhões para apresentações no espaço Casa Brasil durante o campeonato mundial na Rússia

Tags:
#brasilnacopa #copadomundo Cultura
Copa do Mundo da Rússia terá atrações culturais brasileiras

Copa do Mundo da Rússia terá atrações culturais brasileiras

A participação do Brasil na próxima Copa do Mundo, em junho, irá bem além dos gramados. O maior evento do futebol mundial também será palco de divulgação da cultura brasileira para os turistas de todo o mundo. A companhia teatral Mapati, de Brasília, pensa em conquistar uma das vagas para representar a cultura brasileira. “O espaço Casa Brasil pode ser uma oportunidade para compreender o nosso povo por meio do nosso maior embaixador, o futebol brasileiro”, declara  a fundadora Tereza Padilha.  A companhia teatral é uma das concorrentes ao edital do Ministério da Cultura para levar produtores e artistas a Rússia.

No dia 14 de março, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o edital para seleção de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que se responsabilizará pela contratação das atrações, e diferentes áreas: música, artes cênicas e visuais, audiovisual, gastronomia, literatura, moda, design, cultura popular e patrimônio cultural imaterial, entre outras.

Segundo a assessoria do MC, o órgão vai investir até R$ 3 milhões nos projetos e a iniciativa tem como objetivos promover a cultura brasileira para os estrangeiros durante o período do torneio e contribuir para o intercâmbio e o processo de internacionalização das atividades culturais e dos artistas brasileiros. Além disso, também visa ampliar as oportunidades de inserção de bens e serviços culturais no mercado internacional e atrair investimentos externos para os setores criativos.

As organizações da sociedade civil interessadas em participar da seleção têm até o dia 13 de abril para enviar propostas, por meio da plataforma eletrônica do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Sincov), na página http://www.convenios.gob.br/.

A Copa do Mundo ocorrerá entre 14 de junho e 15 de julho de 2018 em 11 cidades russas e os eventos serão apresentados na Casa Brasil, espaço de promoção do país durante o evento em Moscou.

Para a empresa cultural Brasil Música e Artes (BM&A), também concorrente ao edital, o país pode levar uma apresentação rica para a Rússia. “Queremos promover uma espécie de Jogos Culturais 2018 e estreitar laços entre os dois povos. Nosso objetivo é levar cerca de 350 pessoas, entre artistas e empresários”, declara o presidente Sergio Ajzenberg.

Arte sobre Rodas

Arte sobre Rodas, uma das atrações da Cia. Mapati

Já a Mapati, que atua no cenário regional desde 1991, pretende apresentar o espetáculo “Arte sobre Rodas”,  um caminhão que vira palco e já passou por mais de 200 cidades no Brasil.

 

 

 

Deixe uma resposta

Entrevistas
IMG_1885 copia Meio nerd ainda é masculinizado
Turismo e Lazer
_MG_1493 Inserção de alunos com autismo ainda apresenta desafios para escolas
Entrevistas
Marcos Roberto, segurando seu primeiro Livro "Semideus: O Retorno Divino" Mitologia e filmes inspiram livros e peças de artista de Brasília

Mais lidas