Comportamento

GPS de celular gera dependência em usuários

Rotas a pé ou de carro, mesmo próximas de casa, são feitas com apoio tecnológico

Tags:
aplicativo

Os aplicativos de mapas em celulares de ultima geração têm sido cada vez mais uteis às pessoas. A confiança, às vezes em excesso, acaba em dependência nos usuários. Um desses casos é o do auxiliar de serviços gerais João Carlos Silva, 31 anos. Diariamente, quando usa o carro para ir ao trabalho, recorre ao apoio tecnológico. Prefere a segurança do aplicativo waze em qualquer trajeto como motorista.  “Eu gosto desse aplicativo porque até para fugir do trânsito ele ajuda. Cada dia é diferente. Vai que no mesmo trajeto que faço no cotidiano existe uma adversidade. O waze me ajuda a driblá-la”, diz João Carlos Silva.

Os aplicativos como o waze funcionam com o GPS. Eles contêm o desenho geográfico de todo o mapa do mundo. Com isso, algumas pessoas utilizam fielmente no cotidiano por serem capazes de desenhar rotas para qualquer lugar desejado. Os adeptos  dizem que os aplicativos são precisos.  Com isso, eles acabam confiando a tal ponto que não deixam de usá-los para nada. Além do trânsito, há os que adotam a tecnologia até mesmo quando estão a pé, para ir de casa à padaria, por exemplo.

O autônomo Ricardo Oliveira, 28 anos, utiliza o google maps, pois o aplicativo, além de exibir trajetos para serem feitas com o carro, ônibus ou bicicleta, possibilita desenhos de rotas para pedestre. Ricardo mora há oito meses em Brasília. “Sempre que saio de casa, utilizo o maps, sem medo algum, pois ele me deixa no lugar onde eu quero. Pode ser até mesmo ao lado da minha casa”, conta o autônomo.

A funcionária pública Valéria Sales, 29 anos, também utiliza o waze, assim como João Carlos. Ela mora em Brasília há três meses. Valéria veio de Manaus, pouco conhece da Capital Federal. Diariamente, adota o aplicativo para não correr o risco de seguir um caminho diferente do que costuma andar. “Confio no aplicativo, pois eu pouco conheço de Brasília, mesmo tendo três meses por aqui. Para não perder a direção da viagem, eu utilizo o aplicativo em meu celular”, conta a funcionária pública.

De acordo com o psicólogo Carlos Avelar, os sistemas operacionais nos celulares trouxeram consigo várias facilidades. E uma delas foi o GPS. Esse dispositivo faz as pessoas ganharem tempo. Como o mundo está muito corrido, e a necessidade de querer se resolver algo rápido é cada vez maior, o mecanismo acaba sendo útil. “As pessoas que gostam de utilizar desses aplicativos de localização como forma de ganhar tempo, procuram fugir do estresse do trânsito e de procurar endereços”, explica o psicólogo.

Deixe uma resposta

Trust Paper Writers
Solution of this problem that is main of: to order term paper from professionals
Paper Writing Services
Observation essay writing tips and topics: useful information for pupils
Essay Shmessay
Just how to Excel Well In MBA Essay Writing? Strategies for perfectly pitched essays

Mais lidas