Turismo e Lazer

Praça do cristais é ponto de lazer nos fins de semana

Local é frequentado por casais, famílias e amigos; arquitetura e paisagem são os destaques do espaço

Tags:
#praçadoscristais #lazeremfamília #piquinique

Localizada bem no centro de Brasília, a Praça dos Cristais tem se tornado um dos lugares mais frequentados da capital. Os moradores aproveitam para tomar sol, fazer piqueniques e fugir um pouco da rotina.

Outro motivo é a sensação de segurança do lugar. Por estar localizada no Setor Militar Urbano, a presença de militares patrulhando a praça é comum. O engenheiro agrônomo Davi Bizzo diz que passou a frequentar o espaço quando descobriu que a área não era restrita aos militares. “Eu cheguei aqui e vi uma praça tranquila, com ambiente familiar, e com segurança, perfeito para estar com meus amigos”, afirma.

A estudante Brenda Marques concorda com Davi, e afirma ter a tranquilidade de passar horas no local sem se preocupar com furtos e assaltos. “Eu tenho costume de deixar minhas coisas no chão, sobre um cobertor, enquanto vou no centro da praça tirar fotos”, diz. Para ela, os policiais intimidam os bandidos. “Acho que aqui não tem esse tipo de coisa por ser uma área militar, eles não são loucos”, observa.

A praça pode ser usada por qualquer visitante, porém por ser cuidada pelo exército ela deve obedecer certas regras

A praça pode ser usada por qualquer visitante, porém, por ser cuidada pelo exército ela deve obedecer certas regras

Além da segurança, o pôr do sol tem papel de destaque nas fotos dos visitantes. É só o sol começar a baixar que os frequentadores começam a tirar fotos dos melhores ângulos dos monumentos em frente ao lago da praça. O arquiteto Antônio Carlos Gonçalves garante que o pôr do sol no local é um fenômeno à parte. “Muito bonito e, em dias quentes, melhor ainda”, diz.

A praça também é um importante ponto turístico para os casais de namorados e noivos. É frequente a movimentação de fotógrafos e cinegrafistas filmando cada momento e passo do casal. Uma das vantagens do local é que ele não precisa de autorização para ser fotografado, diferentemente do Pontão do Lago Sul, por exemplo. Os noivos Natália Caldeira e Leonardo Gomes escolheram o local por ser diferente. “Uma amiga nos indicou o lugar, viemos conhecer e ficamos maravilhados”, fala Natália. “ A gente quis fugir um pouco dos pontos turísticos mais conhecidos”, completa Leonardo.

História

A praça foi projetada pelo arquiteto e urbanista Roberto Burle Marx , sendo inaugurada em 1970 após cinco anos de construção. Ela está localizada em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano. Possui uma área de 102 mil metros quadrados, com quatro blocos de concreto em formatos de cristais sobre um espelho de água .

A manutenção e a segurança do local são de responsabilidade do Exército Brasileiro.

Localizado no SMU, local é patrulhado por militares do exército

Localizado no SMU, local é patrulhado por militares do Exército

Deixe uma resposta

Turismo e Lazer
As cartas estão presentes na história da banda e dos fãs. Misticismo e boa música envolvem a banda O Tarot
Economia
Carla De funcionário a microempreendedor
Saúde
Foto_1 Endometriose e a dificuldade de diagnóstico

Mais lidas