Educação

Universidade leva cursinho preparatório para o Enem a diversas localidades

Reinventando o Brasil-Enem é um projeto da Universidade Leonel Brizola, que reúne mais de 40 professores e já alcançou mais de três milhões e seiscentos mil alunos no país

Mais de três milhões e seiscentos mil alunos, em todo o país, já acessaram os cursos da Universidade Leonel Brizola (ULB). A plataforma online reúne diversos cursos, desde oratória e marketing até liderança no setor público, todos livres e gratuitos com certificação online. A instituição existe há 10 anos, é um órgão vinculado à Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqulini. Entre os cursos estão o preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio-Enem, resultado de uma parceria entre a ULB e o professor Reginaldo Veras. Juntos, lançaram o projeto Reinventando o Brasil-Enem há quase dois anos. São 82 videoaulas disponíveis e com meta de disponibilizar mais 70 vídeo/aulas inéditas ainda em 2018.

Segundo a Coordenadora Nacional da ULB, Pamela Fonseca, a parceria tornou o Reinventando o Brasil mais um sucesso da universidade. “O cursinho preparatório para o Enem é uma parceria que fizemos com o professor Reginaldo Veras, em que ele entrou com o corpo de docentes e nós entramos com a parte estrutural. Os professores vão até a universidade, gravam no estúdio próprio da ULB, oferecem também aulas presenciais, principalmente, nos estados e municípios em que o acesso a internet ainda é precário”.

Coordenadora Nacional da Universidade Leonel Brizola, Pamela Fonseca

Coordenadora Nacional da Universidade Leonel Brizola, Pamela Fonseca

Para o professor Reginaldo Veras, que está na área de educação há mais de 30 anos, atualmente no mandato de deputado distrital pelo PDT, o projeto já é um sucesso. “Ele nasceu na ULB e nós o abraçamos. O grupo de colegas convidados atendeu prontamente o nosso pedido e isso nos deixou muito felizes. Hoje, já são mais de 40 professores envolvidos”.

Professor Reginaldo Veras, "Ele nasceu na ULB e nós o abraçamos. O grupo de colegas convidados atendeu prontamente o nosso pedido e isso nos deixou muito felizes. Hoje, já são mais de 40 professores envolvidos”

Professor Reginaldo Veras: “O grupo de colegas convidados atendeu prontamente o nosso pedido e isso nos deixou muito felizes. Hoje, já são mais de 40 professores envolvidos”

Por meio da ULB e o Reinventando o Brasil os professores têm viajado para diversos lugares do país, levando acesso a educação, ajudando para que estudantes de classes sociais vulneráveis consigam ingressar no ensino superior. “É a partir desse movimento que estamos tendo a oportunidade de rodar o Brasil e contribuir para a formação da juventude brasileira. Já passamos por Goiânia, Valparaíso, Recife, Belo Horizonte, Rio Branco, São Luís, São Paulo e Boa Vista”, conta o professor Reginaldo Veras.

Professor há 27 anos, Josafá Santana Lima é um dos voluntários que se uniram a proposta de metodologia online, gravou videoaulas de História do Brasil. “Estruturamos o projeto e não sabíamos que ganharia a dimensão que ganhou. Nós aglutinamos amigos para abraçar o projeto. Não tivemos gastos com isso, por serem colegas professores que sempre estiveram conosco em outros projetos sociais e independentes”.

Segundo o professor Josafá, será feita uma remodelação: vão continuar gravando as videoaulas, viajando nacionalmente, mas haverá um espaço físico para aplicar a metodologia em Brasília. “Nós vamos aproveitar um espaço que temos para mais de 800 pessoas e faremos uma espécie de grande aulão. Os alunos sairão de ônibus das localidades, traremos pessoas de diversas regiões administrativas. Os professores receberão uma ajuda de custo para isso. Essa é a trajetória, um projeto que tem tudo para atingir, ainda em 2018, mais de 6 milhões de alunos em todo Brasil. Mas o nosso interesse, no momento é puxar para o DF”.

Uma história

A estudante Thamires de Souza Alvares, 20 anos, desejava estudar medicina e utilizou a plataforma para estudar para o Enem, pois não tinha condições de investir financeiramente em seu sonho. “A decisão de estudar de maneira online foi pelo fator financeiro. Eu não tinha condições de pagar curso presencial”, conta Thamires.

De acordo com a estudante, embora a liberdade de horários e divisão de conteúdo seja algo atrativo, essa forma de estudar também requer muito esforço. Não foi tão fácil, mas valeu a pena, já que sua nota no Enem tornou possível acreditar no sonho de cursar Medicina. Thamires passou na Universidade Federal de Minas Gerais. Porém outros obstáculos a fizeram desistir no primeiro momento. “Me mudar, despesas pessoais, livros e outros custos não estavam em minhas possibilidades e nem nas de minha família”, diz Thamires que acabou tendo que desistir da vaga.

Segundo a jovem, o curso através da plataforma foi importante para organizar seus estudos. De forma simples e prática, ela conseguiu se preparar para todos os conteúdos. “Quando me tornar médica, pretendo colaborar para a formação de outros com dificuldades iguais as minha”.

Thamires não desistiu, continua estudando pois pretende prestar vestibular para a Universidade de Brasília onde ficará mais próxima da família e suas possibilidades aumentam. Aumentam também as dificuldades para disputar a vaga, mas para a estudante o importante é não parar.

Para os alunos que desejam estudar por meio da plataforma www.ulb.org.br, é preciso fazer um cadastro com as informações de nome, sobrenome, login, senha e e-mail. Após feito o cadastro, todo conteúdo fica disponibilizado.

Deixe uma resposta

Trust Paper Writers
Solution of this problem that is main of: to order term paper from professionals
Paper Writing Services
Observation essay writing tips and topics: useful information for pupils
Essay Shmessay
Just how to Excel Well In MBA Essay Writing? Strategies for perfectly pitched essays

Mais lidas