Saúde

Falta de ergonomia pode levar à trombose e outras doenças

Alongamentos, pequenas pausas e condições adequadas do mobiliário são apontados pelos especialistas como formas de prevenção

Tags:
#saúde#ergonomia#postura#ginásticalaboral#alongamento

A ergonomia ainda é para alguns um conceito desconhecido. O estudo da otimização das condições de trabalho humano é o que define o método de manter e garantir a saúde, além do bem-estar. Os móveis dos ambientes laborais devem ser ajustados de forma individualizada para evitar problemas de saúde. “Diversos estudos da Organização Mundial da Saúde comprovam que pausas de dez a 15 minutos de atividade física evitam problemas circulatórios como a trombose”, explica o professor de educação física Tiago Amaral. São práticas como alongamentos e pequenas caminhadas que estimulam a circulação. O professor ainda explica que, na ginástica laboral, utilizam-se produtos específicos, como bolas, fitas e elásticos.

Fisioterapeuta Cornélia Erbehard, que faz acompanhamento e prevenção de problemas de saúde no trabalho

Fisioterapeuta Cornélia Erbehard, que faz acompanhamento e prevenção de problemas de saúde no trabalho

A questão postural pode levar a disfunções. Uma boa postura contribui para a  melhor digestão, a respiração e para o sistema hormonal. “No caso de uma dor lombar ou hérnia de disco, por exemplo, que provoca dor, é preciso ajustar tanto as posturas quanto as pausas criativas para a pessoa poder continuar trabalhando”, declara a fisioterapeuta Cornélia Eberhard.

Além da coluna, é importante observar o posicionamento do punho da cadeira, altura do computador de acordo com a visão do operador e até mesmo os headsets usados. “Nunca trabalhei em uma empresa que tivesse esse tipo de cuidado, dá para sentir a diferença quando você se alonga em um dia e no outro não. Parece que seu corpo está mais leve no dia que pratica”, afirma Bárbara.

A adaptação dos móveis, dos computadores e da altura dos objetos também são lembrados pela fisioterapeuta. Ela lembra que as pessoas costumam ficar mais tempo no ambiente de trabalho do que em casa. “A atividade do fisioterapeuta, junto também com aqueles que desenvolvem móveis, mesas, cadeiras, às vezes até  máquinas, é mostrar como manuseá-los de forma correta. Fica mais importante ainda esse trabalho em grande escala”, explica a fisioterapeuta.

Muita leitura ou escrita requerem a atenção e a postura mais adequadas. A operadora de telemarketing Bárbara da Silva Oliveira relata que por trabalhar em uma empresa de call center é encaminhada de seis em seis meses para um treinamento sobre ergonomia, no qual explicam os riscos de como uma postura errada pode causar problemas no futuro.

Durante a ginástica laboral,  um fisioterapeuta fica disponível para a prática. Os coordenadores da empresa ainda promovem campanhas para presentear os colaboradores que participarem mais vezes durante o mês. Massagens e até mesmo prêmios simbólicos são oferecidos. “Por coincidência eu tenho problema de coluna, uma lombalgia. Então eu sinto na pele o que a má postura já me ocasionou tão cedo”, conclui ela.

    Deixe uma resposta

    Trust Paper Writers
    Solution of this problem that is main of: to order term paper from professionals
    Paper Writing Services
    Observation essay writing tips and topics: useful information for pupils
    Essay Shmessay
    Just how to Excel Well In MBA Essay Writing? Strategies for perfectly pitched essays

    Mais lidas