Saúde

Uso de óculos falsificado pode esconder doenças

Com o grau incorreto e sem exame médico, produtos piratas podem mascarar glaucoma, catarata e degeneração do nervo

Tags:
falsos glaucoma óculos visão

Na Rodoviária de Brasília,  o comércio ilegal de óculos ocorre em vários lojas, prática também comum na Feira dos Importados. Diferentemente dos óculos de sol, o produto fica escondido dentro dos estabelecimentos. O preço varia entre 15 e 25 reais e o comprador tem à disposição vários modelos, com graus que vão de 1 a 5. Porém o consumo pode causar sintomas e esconder problemas sérios de visão.

O oftalmologista Marcelo Leal Telino explica que glaucoma, degeneração do nervo e catarata podem não ser diagnosticado em função da falta de exame profissional. “O grande problema dos óculos comprados nas feiras é que o grau nas duas lentes é o mesmo. Nas óticas é medida a distância entre as pupilas e será feito os óculos que atenda a necessidade do paciente”, destaca. Os piratas apresentam lente idêntica para ambos os olhos, porém a maioria dos pacientes possui graus diferentes para cada olho. O uso incorreto, além de mascaras sintomas de doenças graves dos olhos, ainda podem provocar desconforto que vai de dor de cabeça a náuseas.

Doenças sem sintomas, como o glaucoma não são diagnosticados sem o exame de vista, afirma médico

O oftalmologista Marcelo Telino observa que doenças sem sintomas, como o glaucoma,  são diagnosticadas apenas com exames adequados

A lente dos óculos falsificados provocam danos à visão, por serem de material barato e sem procedência. Além de dor de cabeça, pode causar alergias como vermelhidão, além de tontura. O técnico em Óptica Roosevelt Junior Arruda observa que as lentes acrílicas causam distorção periférica e problema de radiação. “As lentes vendidas nas óticas obrigatoriamente são  orgânicas, policarbonato, acrivex , transition ou mineral, que serão montadas nos óculos com as medidas corretas”, explica. Defeitos de fabricação, grau errado e arranhões nas lentes podem levar a lesões no nervo óptico. Os óculos falsificados não apresentam garantia de qualidade do material nem respeitam os direitos do consumidor.

Os óculos piratas não apresentam garantia de qualidade e seus materiais podem causar alergia

Óculos piratas apresentam mesmo grau para ambos os olhos e material pode causar alergias

O estudante Walison Diniz Rocha Lima, que usa óculos, acredita que o preço seja a razão para as pessoas comprarem produtos falsificados “Acredito que quem compra são os mais velhos, mas se a gente utilizar uma armação com o grau que não é o recomendado, pode até piorar a situação da pessoa”. A estudante Euzanira Molina concorda. “Eu conheço uma pessoa que comprou um, no caso acho que é por comodidade. O meu comprei a armação na Feira dos Importados, mas as lentes foram na ótica com exame de vista”.

O oftamologista observa que a falta de exames adequados podem causar problemas irreversíveis como a cegueira. A  recomendação é a ida ao médico, com atenção especial para os que já passaram dos 40 anos, pessoas com histórico familiar de doenças oculares ou diabetes. “Noventa por cento dos casos de cegueira causados por glaucoma poderiam ter sido evitados, com o exame de vista, assim como catarata e degeneração do nervo óptico essas doenças não apresentam sintomas”, conclui.

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Entrevistas
Entrevista Inovar é saber como os outros se comportam
Cidadania
Foto: Ingrid Pires Projeto leva esporte e música a adolescentes em Sobradinho
Cidades
Placas que sinalizam as saídas do parque, quando existem, estão degradadas. Parque da Cidade precisa de sinalização

Mais lidas