Turismo e Lazer

Ecobocaina é opção de lazer próxima a Brasília

Ecoturismo em Formosa oferece trilha de 8 km, além de cachoeiras e mirantes em área de conservação ambiental

Tags:
cerrado formosa Turismo
Baixar notícia

Localizada em Formosa GO), a 70 quilômetros de Brasília,  a Ecobocaina apresenta atrações ecoturísticas, como trilhas, rapel e voos de parapente. A fazenda Bocaina tem uma área de conservação permanente do cerrado, com centenas de espécies de árvores catalogadas, além de ser refúgio para os animais como seriema, tatu e onças, como explica a gerente do local, Katiely  de Paiva. “A gente tem uma parceria com dois grupos de biólogos de Brasília, que se chamam Savana Brasileira e Brasília é o Bicho. Eles colocaram algumas câmeras traps, que são câmeras de movimento de fauna, e a gente já conseguiu imagem de anta, de veado, de macaco, de onça parda, de onça pintada”.

A trilha desafio da Bocaina é a mais procurada pelos frequentadores do local. Com oito quilômetros e mais de cinco horas de percurso, passa por cinco mirantes aonde é possível observar a paisagem, visitar duas cachoeiras, a da Palmeira e a  dos Reis Magos, além de poços disponíveis para banho. A fonte da água mineral Buriti dá origem às cachoeiras e poços de água mineral existentes no meio da serra da Ecobocaina.

As trilhas são sinalizadas, com trechos com cordas e escadas de apoio e com guia turístico, que conta a história da região e as propriedades medicinais das árvores do cerrado. Mais de cem espécies de árvores estão identificadas com placas e é possível observar os pássaros nativos da região, além das dez nascentes originárias na reserva.

Trilhas passam por diversas cahoeiras e quedas d´água

Trilhas passam por diversas cachoeiras e quedas d´água

O fato de ser um local pouco conhecido é outro ponto de atração. A funcionária pública Gabriela Uber, que mora em Brasília, destaca a beleza da paisagem e o sossego. “Eu gosto muito da questão da vegetação mesmo, como aqui está bem conservado, não é um lugar que vem muita gente ainda, tem bastantes árvores,  flores, então você consegue ter aquele contato com a natureza, mais selvagem”.

O namorado dela, o instrutor de ioga Rafael Barros Dornelles, 36 anos, concorda. “A vegetação é muito bonita, o cerrado, as flores e ver a riqueza do nosso bioma. Achei a trilha Ecobocaina bem interessante, com uma estrutura boa na base”. O mexicano Raul Pontes Meneces, 36 anos, destaca a água da reserva. “Eu achei muito legal a Cachoeira dos Reis Magos, tomar banho na água fresquinha, os biomas do cerrado na trilha.”

Gabriela Uber, de Brasília-DF, destaca a conservação ambiental das trilhas, com turismo responsável

Gabriela Uber, de Brasília, destaca a conservação ambiental das trilhas, com turismo responsável

O guia da Ecobocaina Wilson  Castiblanco ressalta a impressão dos visitantes. “Todo mundo fica impressionado com a natureza daqui, tem mirantes, nascentes, cachoeiras, flores do cerrado,  trabalho de catalogação das espécies nativas. Durante a trilha é possível se observar a variedade do bioma, o cerrado rupestre, o campo sujo e mata de galeria”, completa.

Para quem procura aventura há atrações de rapel na cachoeira e voo de parapente duplo, com agendamento. As atividades são indicadas para pessoas a partir de 12 anos, em boa condição física.  O Ecobocaina fica na BR 010, km 25.

Deixe uma resposta

Entrevistas
Entrevista Inovar é saber como os outros se comportam
Cidadania
Foto: Ingrid Pires Projeto leva esporte e música a adolescentes em Sobradinho
Cidades
Placas que sinalizam as saídas do parque, quando existem, estão degradadas. Parque da Cidade precisa de sinalização

Mais lidas