Esporte

Ironman motiva pessoas na prática de esportes

Atletas e treinador destacam experiências nos exercícios da modalidade

O triathlon é um esporte em que os atletas realizam três modalidades diferentes. Uma modalidade do esporte é o Ironman. De longa distância, compreende, aproximadamente, 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 m de corrida.  Praticante da modalidade, a bancária Andrea Scaldaferri observa a importância dos treinos para uma boa prova. “Para ser possível uma boa preparação sempre são prescritas duas modalidades por dia. Às vezes, pedal e natação, outras vezes, corrida e natação. Importante ressaltar que todo triatleta deve ter uma boa base muscular, sendo imprescindível incluir a musculação”.

Andrea também menciona a necessidade de ter disciplina com os treinos. “Aos finais de semana, os treinos são maiores, também contendo duas modalidades ao sábado e bike ou corrida aos domingos. Há um dia para descanso, normalmente às segundas-feiras. Nesses dias, eu costumo nadar de leve. Aos sábados, uma vez ou outra, são realizados os simulados, cujo objetivo é familiarizar o atleta com a prova e, principalmente, com as transições entre as modalidades. Também, às sextas-feiras, às vezes são incluídos educativos para o ciclismo e treinos específicos de transição. Às terças e quintas, dia de corrida, também há educativos para postura, posicionamento de pernas e braços e outras partes”.

A funcionária da Caixa Seguradora Keyla Borges afirma que planilhas e treinadores contribuem, e muito, para os resultados. “Treino terças, quintas e sábados. As planilhas são diversificadas, com objetivos a cada treinamento, e  proporcionam manter o condicionamento e conseguir fazer as distâncias que a gente tem programadas”.

Keyla também ressalta os pontos positivos de praticar a modalidade, considerada por muitos como desgastante. “Uma coisa boa é a disposição, você conseguir alcançar a meta e também a parte de socialização que a gente corre num clube de corrida, faz amizades”.

O treinador Felipe Aragão diz que, em geral, a preparação é feita com  treinamento funcional, corrida e triathlon. “Cada uma das modalidades funciona de uma maneira diferente. No ciclismo, a gente trabalha com treinos mais coletivos porque tem que manter a questão do grupo. Todo mundo junto por questões de segurança. E a natação a gente faz um pouco mais individualizado e em parceria com clubes aqui em Brasília. O aluno nada lá e faz a corrida e o ciclismo com a gente”.

Alguns equipamentos contribuem para a melhor performance dos atletas. Para Felipe, eles contribuem para otimizar os resultados dos “ironman”. “Os equipamentos variam muito de modalidade para modalidade. Por exemplo, na corrida, os alunos utilizam muito o relógio com monitor cardíaco, com gps, para ajudar a marcar. Aí, é o treinamento dele. Na bicicleta, a gente utliiza também aquele reloginho de bike e outros equipamentos de ciclismo para pegar distância, cadência e velocidade”, explica.

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