Ironman motiva pessoas na prática de esportes

O triathlon é um esporte em que os atletas realizam três modalidades diferentes. Uma modalidade do esporte é o Ironman. De longa distância, compreende, aproximadamente, 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 m de corrida. Praticante da modalidade, a bancária Andrea Scaldaferri observa a importância dos treinos para uma boa prova. “Para ser possível uma boa preparação sempre são prescritas duas modalidades por dia. Às vezes, pedal e natação, outras vezes, corrida e natação. Importante ressaltar que todo triatleta deve ter uma boa base muscular, sendo imprescindível incluir a musculação”.
Andrea também menciona a necessidade de ter disciplina com os treinos. “Aos finais de semana, os treinos são maiores, também contendo duas modalidades ao sábado e bike ou corrida aos domingos. Há um dia para descanso, normalmente às segundas-feiras. Nesses dias, eu costumo nadar de leve. Aos sábados, uma vez ou outra, são realizados os simulados, cujo objetivo é familiarizar o atleta com a prova e, principalmente, com as transições entre as modalidades. Também, às sextas-feiras, às vezes são incluídos educativos para o ciclismo e treinos específicos de transição. Às terças e quintas, dia de corrida, também há educativos para postura, posicionamento de pernas e braços e outras partes”.
A funcionária da Caixa Seguradora Keyla Borges afirma que planilhas e treinadores contribuem, e muito, para os resultados. “Treino terças, quintas e sábados. As planilhas são diversificadas, com objetivos a cada treinamento, e proporcionam manter o condicionamento e conseguir fazer as distâncias que a gente tem programadas”.
Keyla também ressalta os pontos positivos de praticar a modalidade, considerada por muitos como desgastante. “Uma coisa boa é a disposição, você conseguir alcançar a meta e também a parte de socialização que a gente corre num clube de corrida, faz amizades”.
O treinador Felipe Aragão diz que, em geral, a preparação é feita com treinamento funcional, corrida e triathlon. “Cada uma das modalidades funciona de uma maneira diferente. No ciclismo, a gente trabalha com treinos mais coletivos porque tem que manter a questão do grupo. Todo mundo junto por questões de segurança. E a natação a gente faz um pouco mais individualizado e em parceria com clubes aqui em Brasília. O aluno nada lá e faz a corrida e o ciclismo com a gente”.
Alguns equipamentos contribuem para a melhor performance dos atletas. Para Felipe, eles contribuem para otimizar os resultados dos “ironman”. “Os equipamentos variam muito de modalidade para modalidade. Por exemplo, na corrida, os alunos utilizam muito o relógio com monitor cardíaco, com gps, para ajudar a marcar. Aí, é o treinamento dele. Na bicicleta, a gente utliiza também aquele reloginho de bike e outros equipamentos de ciclismo para pegar distância, cadência e velocidade”, explica.

Mais lidas
-
Política
Juventude de esquerda avalia as próprias perspectivasAlguns militantes explicam suas motivações e críticas ao atual posicionamento político da esquerda brasileira
-
Cultura
Babalorixá explica o significado das cores e roupas do CandombléO preto representa o silêncio e a resignação; o vermelho a energia e a vida; o branco o luto ‘pela morte’
-
Turismo e Lazer
Um novo visualBarbearias de Brasília fazem mais que barba, cabelo e bigode para conquistar fregueses
-
Ciência e Tecnologia
Perigo ao utilizar celular durante chuvas é mitoProfessor recomenda preferência por telefones sem fio durante tempo fechado e alerta para risco em carregadores conectados
-
Esporte
Embaixada da Índia oferece aulas gratuitas de iogaAtividade, que ajuda a melhorar a flexibilidade, concentração e resistência, acontece três vezes na semana e é aberta ao público