Saúde

Óculos de sol pirata pode acarretar problemas irreversíveis, como a cegueira

Devido à falta de proteção ultravioleta, os óculos de sol pirata podem deixar a pessoa cega, em virtude do movimento que a pupila faz para captar uma quantidade maior de luz

Tags:
#OculosPiratas #SaudeDosOlhos

Devido a aparência quase idêntica à marca original e, principalmente, ao baixo preço, hoje em dia é muito comum ver ambulantes, e até mesmo lojas especializadas vendendo óculos falsificados ou de baixa qualidade. As pessoas optam por comprar os mais baratos ou, até mesmo, os modelos semelhantes ao original, mas totalmente fabricados de maneira indevida, o que pode ocasionar futuramente graves problemas oculares, como a cegueira.

Os óculos escuros pirata podem causar fortes dores de cabeça, desconforto e cansaço na vista. O oftalmologista, Antonio de Carvalho, explica que ao sair no sol usando óculos falsificados, a pupila dos olhos aumenta para captar maior quantidade de luz. Como esses acessórios são produzidos sem lentes com proteção contra os raios ultravioletas, a pessoa pode danificar a retina, pois sem a proteção nas lentes, os raios solares penetram com mais facilidade nos olhos. “Óculos fabricados sem os filtros ultravioletas do tipo UVA e UVB podem lesar as células da mácula, que é uma área mais nobre da retina e acarretar o surgimento da catarata”, diz.

Antonio Carvalho, Doutor em oftalmologia pela USP.

Antonio Carvalho, oftalmologista, explica que o uso de óculos sem proteção UVA e UVB pode acarretar na catarata

Na Feira dos Importados e na Rodoviária do Plano Piloto, o comércio ilegal de óculos ocorre em várias lojas. Os preços variam entre 15 e 35 reais. Foi em uma dessas lojas que o estudante de novas mídias, Marcio Sena, 28 anos, comprou um óculos de sol, que com o passar dos dias, custou mais caro do que se ele tivesse comprado um original. O estudante desenvolveu a catarata e teve que ser submetido a uma cirurgia. Agora, usa óculos de grau por tempo indeterminado.  “Para mim, o barato saiu caro. Querendo economizar e ter um óculos semelhante ao original, acabei comprando na Feira dos importados e o resultado foi esse: uma cirurgia e ter que gastar com óculos de grau a cada ano”, relatou.

Matheus Rabelo, 28 anos, técnico em óptica, relata que muitas pessoas passam pela ótica, entram, perguntam os preços das armações e das lentes. Ele diz que, por ter muitos ambulantes na feira que vendem óculos pirata, clientes optam por comprar a armação no camelô e levar na ótica apenas para colocar as lentes. Uma desvantagem na hora de competir com os camelô, pois enquanto a ótica vende o kit completo por 500 reais, eles vendem as armações por 15 reais e a pessoa só gasta com as lentes. “Todo dia, pelo menos uns 10 clientes chegam aqui com as armações compradas no camelô, só para colocar as lentes, e outros usam  sem nem mesmo trocar a lente e chegam aqui na ótica perguntando os motivos das dores de cabeça forte”, explicou.

O técnico alerta que as lentes acrílicas causam distorção periférica e problemas de radiação. As lentes que são vendidas nas óticas confiáveis são orgânicas, das marcas Transition ou Mineral. Elas são montadas nos óculos com a medida correta dos pacientes, pois um defeito de fabricação, um grau errado, as lentes podem levar à lesões dos nervos ópticos. ” Todas as lojas que vendem tanto os óculos escuro quanto os óculos de grau devem ter o certificado de cada produto”, alertou o técnico.

A falta de filtros UVA e UVB nos óculos de sol piratas, causam dores fortes de cabeça e náuseas.

A falta de filtros UVA e UVB nos óculos de sol piratas causa dores fortes de cabeça e náuseas

O oftalmologista alerta as pessoas para não comprarem óculos de sol e de grau sem fazer os devidos exames ou sem se certificar que as lentes possuem os filtros ultravioletas. Assim, a pessoa vai evitar problemas oculares irreversíveis, como a cegueira. “O mais seguro e confiável é adquirir os óculos em óticas, confiáveis, reconhecidas e as mais recomendadas pelos médicos”, conclui.

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Cultura
O taxidermista César Leão em seu ambiente de trabalho Brasília conta com dois museus de taxidermia
Ciência e Tecnologia
Telescópio do Planetário de Brasília Descubra qual a possibilidade de um meteoro atingir a Terra
Esporte
IMG_4988 Distrito Federal pode ser representado no skate na próxima Olimpíada

Mais lidas