Cultura

Ator-mirim brasiliense concilia rotina nos estudos com a vida artística

Pietro Aquiles, de apenas 9 anos, atua desde os 7, acumula filmes e peças publicitárias na bagagem e sonha com a fama

Tags:
Ator mirim Brasília cinema Pietro Aquiles teatro

Não adianta negar: quase toda criança, alguma vez, já sonhou com o glamour do mundo artístico. Seja como cantor, ator, dançarino ou mesmo apresentando seu próprio programa, os pequenos comumente se divertem brincando de ser uma estrela. Acontece que, com o passar do tempo, alguns vão encontrando outros caminhos e talentos, e acabam por desistir da jornada artística. Enquanto isso, outros cada vez mais procuram estudar e aprimorar as técnicas artísticas.

O Distrito Federal revelou, nessa corrente, talentos que consagraram as artes do Brasil. Nomes como Renato Russo, Matheus Solano, Patrícia Pillar, Juliano Cazarré, entre outros tantos, talharam sua identidade na história das artes. E, inspirados na carreira de sucesso desses profissionais, jovens começam cedo a se preparar para o futuro. A escola e Companhia de Teatro Neia e Nando, por exemplo, uma das maiores do DF, trabalha com 207 atores menores de 15 anos e apenas  43 com idade superior a 16.

Inspirado nesses artistas, o estudante Pietro Aquiles, de apenas 9 anos, procura ingressar no ramo, em Brasília. Na agenda semanal do garoto, incluem-se aulas de dança de rua, canto e música. Há pouco mais de seis meses longe das aulas do teatro, o menino agora prepara um canal no YouTube, se inspirando em nomes populares entre as crianças de sua idade: Rezende Evil e Isaac do Vine – hoje com 9 anos de idade. “Meu sonho é poder jogar futebol e ser ator. Quero aparecer em filmes e na televisão”, afirma o otimista e sorridente Pietro.

O jovem prodígio Pietro Aquiles, de 9 anos, tem aulas de canto, dança e atua desde os sete anos de idade. Hoje, o garoto sonha em participar do programa The Voice Kids, da Rede Globo

O pequeno prodígio Pietro Aquiles, de 9 anos, tem aulas de canto, dança e atua desde os sete anos de idade. Hoje, o garoto sonha em participar do programa The Voice Kids, da Rede Globo

Conciliação com a escola

Talvez a maior dificuldade que um ator com pouca idade tenha seja conciliar os estudos às atividades fora da escola. Porém, para Pietro, que cursa o 4º ano do Ensino Fundamental, esse é só um empurrão. “Apesar de toda a correria, ele sempre tira notas altas na escola. É sempre nove para cima no boletim”, afirma a mãe, orgulhosa, Mailza Santos.

Pietro estrelou um curta-metragem recentemente, em que se envolveu na rotina de duas semanas de produção, e trabalhando principalmente nos finais de semana. “Mesmo tentando ao máximo colocar as atividades do filme no fim de semana, ainda tivemos que faltar algumas aulas”, conta Mailza. Apesar disso, a popularidade e o esforço do menino nos estudos fazem a escola abrir algumas exceções. “Nós sempre avisamos previamente o diretor, e nunca tivemos nenhum problema com isso. Quando é época de prova, eles normalmente as antecipam para o Pietro”, completa.

Cinema, Publicidade e projetos futuros

O ator mirim já participou como garoto-propaganda do Governo de Brasília (GDF) entre 2016 e 2017, atuando em pelo menos três campanhas publicitárias, com destaque maior na campanha de conscientização lançada no início do racionamento de água pelo GDF, voltada ao público infantil. “Foi uma experiência bem completa, por que apareci nos outdoors, na internet e também na TV. Não foi coisa só de um ou outro lugar”, conta Aquiles.

Além da carreira como garoto propaganda, Pietro já atuou em dois curta-metragens, e está concorrendo com um deles a uma premiação nacional. “Não podemos revelar detalhes, pois ainda está em fase de avaliação e votação dos críticos, mas é um filme muito interessante, e que fala sobre a luta contra o preconceito e o bullying na infância”, conta Mailza, que acompanha o filho em todas as atividades.

Agora, com os olhos voltados para o canal no YouTube, o pequeno tem atuado com pouca regularidade, mas nos próximos anos, quem duvida que tanto ânimo e dedicação não o colocarão entre os nomes listados nesta reportagem?

Deixe uma resposta

Saúde
_DSC0012 Narguilé: Mitos e verdades
Cidadania
Ônibus do banho do bem Projeto social resgata dignidade de quem mora na rua
Economia
É possível encontrar peças dos valores mais variáveis possíveis. Novas formas de consumo sugerem adaptações no mercado da moda

Mais lidas