Saúde

Infecção capilar causa queda de cabelo em crianças

Atualmente, muitos pais enfrentam problemas com a queda de cabelo infantil, causadas pela Alopecia Areata e pelo eflúvio telógeno

A queda de cabelo não é um problema que afeta somente os jovens e adultos. Algumas crianças também podem ser atingidas pelo  mesmo mal. Nas crianças o maior responsável pela queda de cabelos é a infecção.

No caso de infecção os pais devem se atentar sobre as mudanças nos hábitos das crianças, se houve alguma infecção recente e também observar a alimentação, pois esta pode ser um dos fatores para a queda de cabelo infantil.

Jéssica Mata, mãe do pequeno Edeilson, de 7 anos, enfrenta o problema de queda de cabelo há pouco mais de 3 meses. A mãe esclarece que o filho reclama de dor e coceira. “Ele dormiu bem, e acordou com um pequeno espaço na cabeça sem cabelo, reclamando de dor e coceira. Lavei com xampu e mesmo assim continuou. No dia seguinte ficou maior e maior, até que levei ao médico e foi diagnosticado como uma infecção. É fungo e estamos tratando até hoje”, contou a mãe.

Jéssica Mata mãe do Edeilson "foi diagnosticado com infecção"

Jéssica Mata, mãe do Edeilson: “foi diagnosticado com infecção, estamos tratando até hoje”

De acordo com o dermatologista Fernando Lopes, um dos casos mais comuns, atualmente, de queda de cabelo entre crianças de 9 a 12 anos é a Alopecia Areata que fica localizada numa área bem demarcada. “Não é contagioso, e ataca os folículos pilosos que trata-se da área onde o cabelo nasce. Fica localizado ao redor da raiz do pelo, chega à profundura da pele. Não existe uma cura permanente e sim um tratamento adequado para controlar”, falou Fernando.

Folículos pilosos área onde o cabelo nasce, estrutura que produz pelo

Folículos pilosos representam a área onde o cabelo nasce

Segundo Carmem Ferreira, mãe do pequeno Nicolas de 10 anos, há pouco mais de 8 meses terminou o tratamento da queda de cabelo com seu filho. A mãe falou que foi muito difícil pois se espalhou pela cabeça muito rápido, e mesmo depois dos medicamentos o cabelo continuou caindo. “Foi um período em que eu e ele sofremos bastante , coçava muito ao ponto de sair sangue. Soltava uma espécie de caspa. O médico, de imediato, falou que era uma bactéria decorrente da alimentação, ou por causa da areia do parquinho da escola. Passei a pomada direitinho, lavei a cabeça certinho e deu certo. Graças a Deus, está tudo bem e os cabelos cresceram”, relatou Carmem.

Ainda de acordo com o dermatologista outro fator que ocasiona a queda é o eflúvio telógeno. “O eflúvio telógeno  é a queda do cabelo excessiva, uma condição em que o estresse  é o grande fator e interrompe o ciclo normal de crescimento do cabelo, ocorrendo assim a queda”, finaliza o dermatologista.

Ainda segundo Fernando, o eflúvio telógeno aparece decorrente de inúmeras causas, dentre elas as mais comuns são: febre alta, a morte de uma pessoa próxima, um ferimento, machucado grave e também anestesia em caso de cirurgia. Nestes casos, o cabelo leva até seis meses para crescer nas crianças e nos adultos leva entre quatro e cinco meses.

Deixe uma resposta

Saúde
_DSC0012 Narguilé: Mitos e verdades
Cidadania
Ônibus do banho do bem Projeto social resgata dignidade de quem mora na rua
Economia
É possível encontrar peças dos valores mais variáveis possíveis. Novas formas de consumo sugerem adaptações no mercado da moda

Mais lidas