Turismo e Lazer

Conheça as diversas maneiras de aproveitar o Parque Ecológico de Miracema

Concentrado no interior do Rio de Janeiro, parque com 15 hectares é o local mais visitado da cidade

O Parque Ecológico Municipal de Miracema Dr. Walquer Oliveira de Souza preserva mais de cinco mil mudas de plantas de espécies nativas e possui salas para exposição e palestras, mirante, áreas para piquenique e trilhas, além de banheiros. Tem também reproduções do calvário de Cristo e das estações da Via Sacra. O parque localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro tem área de 15 hectares e é o mais visitado na cidade.

O parque é um ambiente muito agradável para a prática de atividades físicas, por estar num local bastante arejado, com muitas árvores, pouco barulho e, muitas vezes, com poucas pessoas. Para Antônio Henrique, lojista de 40 anos, o parque é um dos lugares mais apropriados para a prática de esportes. “Praticar esporte no parque é excelente. A gente respira ar puro, ar de natureza, é o melhor lugar para correr e andar de bicicleta,” disse.

Casal fazendo a caminhada no parque

Casal fazendo a caminhada no parque

Muito usado para comemoração de aniversários e realização de piqueniques em família, aos domingos, o parque também recebe visitas de pessoas de fora da cidade e de escolas. “Como aqui é um lugar de muito verde e com alguns animais, as escolas sempre estão aqui com os alunos para estudarem sobre o meio ambiente,” disse o Sérgio Souza, secretário de Meio Ambiente.

A cidade de Miracema, localizada no noroeste-fluminense do Rio de Janeiro, com 26.829 habitantes, tem poucas opções de lazer. Para o estudante Samuel André, 21 anos, é positivo para a cidade um parque como esse. “Como é um local de lazer, é positivo para nós moradores com poucas opções ter um local como esse”, disse. “Aqui é para quem quer se divertir, malhar, desestressar, rezar e, até mesmo, ter um tempinho com a família num local diferente”, finaliza o estudante.

Parque essencial para passeios em família e levar as crianças

Parque é ótimo para passeios em família

A prática da religião Católica na cidade é bem forte. Por conta disso, foi feito o caminho do calvário, aquele que Jesus percorreu antes de ser crucificado. “Um padre bem antigo na cidade disse que esse caminho daria certinho com a história da crucificação de Jesus e a prefeitura decidiu fazer”, disse o secretário. “Juntamos a fé e o lazer em um mesmo local”, completou.

O parque tem um mirante com vista para a cidade de Miracema. Ao entardecer, é possível ver o sol se por e isso leva alguns jovens a frequentarem o local. Pedro Henrique, de 15 ano,s acha que o mirante é lugar ideal para juntar os amigos. “Como a gente não tem praia e as cachoeiras são mais distantes, a gente improvisa nosso luau aqui mesmo”, disse Pedro. “A gente não fica aqui até a noite, tem muitas histórias sobre esse lugar e a galera fica meio assustada. Então a gente vem a tarde, espera o sol se por e vai embora,” finaliza.

Para os praticantes da religião

Parque também é refúgio para fiéis

Senhor José dos Santos, guarda noturno de 62 anos, conta que as histórias que rondam o parque são bem folclóricas. “Meu pai contava que quando as portas do mirante se fechavam a mula sem cabeça ficava andando pelo parque”, disse o guarda. “Por isso muita gente tinha medo de vir aqui durante a noite”, finaliza.

Mesmo com toda a iluminação e segurança que o parque oferece, por medidas de preservação e segurança, as portas do parque se fecham às 19h30.

Serviço:

O parque funciona de segunda a segunda, das 7h às 19h30min. Para agendar passeios escolares e festas de aniversários, basta entrar em contato pelo número: (22) 3852-1100.

 

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Cultura
O taxidermista César Leão em seu ambiente de trabalho Brasília conta com dois museus de taxidermia
Ciência e Tecnologia
Telescópio do Planetário de Brasília Descubra qual a possibilidade de um meteoro atingir a Terra
Esporte
IMG_4988 Distrito Federal pode ser representado no skate na próxima Olimpíada

Mais lidas