Cidadania

Doação de livros no DF esbarra em dificuldades

Burocracia, espaços fechados e falta de pessoal muitas vezes dificultam recebimento de publicações

Tags:
#cidadania Brasília Cultura DF educação Educação; Leitura; Livros; Alunos; Professores; Esplanada; Ministérios; Bienal; Feira; Secretaria; Biblioteca; Pedagógica; Passaporte; Literário; Estudantes; Palestra; Seminários espaço cultural Livros; Transporte Público; Celular; Hábito projeto projeto social sustentabilidade UnB

    Brasília conta com mais de 35 bibliotecas, no Plano Piloto e no Entorno, mas doar livros pode não ser uma tarefa fácil. O cardiologista Antônio Amorim, por exemplo, tentou doar mais de 300 exemplares durante uma mudança de casa, e não conseguiu. “Tentei levar os livros de literatura e de medicina nas Biblioteca Escolar e Comunitária da EQS 108/308 e na Biblioteca Demonstrativa de Brasília e ambas não puderam receber”, conta o médico. Na 108/308, o argumento foi a reforma do espaço. Já a Biblioteca Demonstrativa na W3 Sul 505/506 está fechada desde 2014, sem previsão para abertura.

    Biblioteca Demonstrativa W3 Sul 505/506 - Fechada há 4 anos

    Biblioteca Demonstrativa W3 Sul 505/506 – Fechada há 4 anos

    O bibliotecário Gabriel Marquês, da Universidade Católica, explica que há poucos profissionais para catalogar todos os recebimentos. “Muitas pessoas querem doar livros em mau estado de conservação, livros didáticos ou de edições muito antigas. Não temos como receber tudo, não temos depósito”, relata. A Biblioteca Central da UnB recebe doações após uma lista encaminhada e pré-selecionada do material contendo as informações de título, autor e ano de publicação.

    Critérios gerais para doações

    A diretora da Biblioteca Infantil 104/304 Sul, Iracema Daltoé, diz que eles recebem sempre de braços abertos as doações para atualização do acervo. “O livro deve circular, a criança que tem acesso à literatura pode voar”, diz.

    Cada instituição possui uma política de recebimento e seleção de material, mas alguns critérios são comuns: atualidade da obra, demanda, idioma acessível, condições do livro e qualidade do conteúdo, além da quantidade sobre o mesmo tema.

    Biblioteca Popular T-Bone

    Biblioteca Popular T-Bone

    No entanto, os doadores têm outras opções, tais como os projetos de incentivo à leitura no transporte publico. Um deles é a Cultura no Ônibus, que promove campanhas de arrecadação de livros também disponibilizados na rodoviária para a população. O outro é a Mala do Livro, com 335 pontos de recebimentos. Responsável por um dos postos de recebimento, a bibliotecária Jaqueline Lisboa explica que centros olímpicos, minibibliotecas em residências, presídios, hospitais, entre outras instituições, também aceitam as doações. “No caso de um volume maior, buscamos as doações na residência das pessoas”, complementa Jaqueline.

    Apaixonado pela leitura, o empresário Luís Amorim criou uma Biblioteca Popular que empresta livros sem qualquer tipo de burocracia. O projeto busca despertar a noção de cidadania. Qualquer pessoa pode levar os exemplares para doar e pegar outros emprestados na avenida da W3 Norte, em 37 paradas de ônibus. Segundo ele, a média de circulação chega a 15 mil livros por dia e a reposição é feita  pelos funcionários do Projeto Cultural T-Bone. O importante, na avaliação dele, é manter o livro circulando.

    Outro projeto que tem facilitado a circulação de livros é o da Biblioteca do Saber, posto Cascol, da 406 Sul. Lá é feita a triagem das doações com análise da qualidade e utilidade dos livros, separação e catalogação, tudo por bibliotecários voluntários. Em seguida, eles são distribuídos para as bibliotecas na medida em que elas possam recebê-los.

    Locais que aceitam doações

    Programa Cultura no Ônibus: (61) 9 9870-2968 e 9 8139-2158 Ou a Viação Piracicabana DF pelo (61) 3247-0800.

    Programa Mala do Livro: (61) 33252607 e 33256265

    Diretoria do Sistema de Bibliotecas Públicas do DF (SBPDF) – Secretaria de Cultura GDF

    Biblioteca Popular T-Bone: (61) 32741665

    Projeto Saber (61) 98471-7289 e (61) 3217-8585

    Biblioteca Infantil Pública de Brasília, na 104/304 Sul : (61) 3226-1151 e 3322-5941

     

    Deixe uma resposta

    Entrevistas
    Entrevista Inovar é saber como os outros se comportam
    Cidadania
    Foto: Ingrid Pires Projeto leva esporte e música a adolescentes em Sobradinho
    Cidades
    Placas que sinalizam as saídas do parque, quando existem, estão degradadas. Parque da Cidade precisa de sinalização

    Mais lidas