Política

E-título facilita vida do eleitor

Documento digitalizado e disponível em aplicativo garante sustentabilidade e em alguns locais pode ser usado como documento de identificação

 

Em ano de eleições, o título de eleitor é essencial. Em outubro, os brasileiros poderão contar com a novidade do e-título, que garante o acesso ao documento digitalizado por meio de um aplicativo lançado pela Justiça Eleitoral. Entre os avanços destacados, além da praticidade e da sustentabilidade, estão o fim da necessidade de emissão de segundas vias dos títulos extraviados, de suprimentos de impressora, da aquisição de equipamentos para impressão e de consumo de energia. “É importante frisar que no app é possível gerar, também, a certidão de quitação eleitoral com os dados do eleitor e a certidão de crimes eleitorais. São documentos muito exigidos para habilitação, concursos, para nomeação em órgãos públicos, para emprego de modo geral”, destaca o chefe da Ouvidoria do TRE-DF Micael Costa.

A versão digital apresenta, além dos dados contemplados na versão impressa, tais como nome, número da inscrição, zona eleitoral e seção de votação , a foto do eleitor e os dados de filiação. Quem fez as operações de alistamento depois de abril de 2014, já possui o documento virtual com a foto do eleitor e também os dados que o habilitam a votar apenas com a apresentação do documento eletrônico no celular.

Uma outra novidade na  versão eletrônica é o  código de verificação,  QR code, que permite a qualquer eleitor desse tipo de codificação validar o documento eletrônico. “Se alguma empresa ou instituição exigir a apresentação do título para qualquer fim, basta apresentar a versão digital no aplicativo e a instituição ou a pessoa interessada fará a validação do documento eletrônico e atestará a originalidade e a autenticidade”, complementa Micael.

O administrador  Nilton Rocha diz que a possibilidade usar o documento digital para identificação, em função da foto, foi um dos principais atrativos. “Como eu trabalho no Serpro, foi disponibilizado para a gente utilizar com essa função. Aí, eu baixei o aplicativo”. O porteiro Gerondilson de Carvalho também já testou a novidade. “Gostei de baixar. Já tinha ouvido falar do aplicativo. Achei muito bacana. É muito legal ter os dados na palma da mão. Já até ensinei a outras pessoas como baixar”.

 

Deixe uma resposta

Saúde
_DSC0012 Narguilé: Mitos e verdades
Cidadania
Ônibus do banho do bem Projeto social resgata dignidade de quem mora na rua
Economia
É possível encontrar peças dos valores mais variáveis possíveis. Novas formas de consumo sugerem adaptações no mercado da moda

Mais lidas