Cidades

Entorno deve contar com ‘bolsões’ até o final do ano

Áreas exclusivas para motociclistas aguardarem nos semáforos estão sendo implementados no Plano e a próxima etapa deve contemplar Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras

Tags:
#espaçosexclusivos #motos#motociclistas#bolsões

Com o objetivo de garantir mais seguranças, áreas exclusivas para motociclistas aguardarem nos semáforos começam a ser instaladas em vias como W3 Sul e Norte. Apenas no Plano Piloto, a previsão é implantar cerca de 50. Trinta e três delas já estão em funcionamento. Até o final do ano, cidades do entorno, tais como Águas Claras, Ceilândia e Taguatinga, também devem contar com os chamados bolsões. O objetivo é diminuir o número de acidentes. Apenas até março deste ano, segundo a assessoria de comunicação do Detran, já foram registradas 21 mortes de motociclistas. Atualmente, as motocicletas somam 197.681 unidades no DF.

Morador de Ceilândia, Erick Pereira, de 22 anos, vê a novidade como necessidade, até em função do número de motociclistas existentes no entorno . “Saio de casa sempre bem cedo e não pego muito trânsito. Já na volta pego engarrafamento. Nas vias do Plano dá para andar e usufruir tranquilo os bolsões, já quando chego nos semáforos da Ceilândia, que não tem os bolsões, aí fica aquele aglomerado no trânsito, muitas motos nos corredores e desorganização”, relata ele.

Erick Pereira morador da Ceilândia sente falta de espaços exclusivos na cidade

Erick Pereira, morador da Ceilândia, sente falta de espaços exclusivos na cidade

O estudante ainda conta que se sente mais seguro e respeitado com a área exclusiva para os motociclista aguardarem o sinal verde.  “Quando não tinha o bolsão, nós motoqueiros ficávamos muito apertados nos corredores e já presenciei discussões ou conflitos por conta disso”, diz.

Já o também estudante Gustavo Pontes, de 20 anos,  afirma que o projeto  é interessante, mas pode melhorar.  “Acredito que precisa de um tempo para o pessoal se acostumar e entender que aquele espaço não é para carros”, afirma. Ele opina que seria muito melhor se dedicassem uma faixa ou parte dela  para motos, pois para chegar até os bolsões é preciso passar pelos corredores, nos quais os motociclistas ficam mais vulneráveis. “Isso sim com certeza evitaria muitos acidentes, motos ficarem passando no meio de carros que é muito perigoso”, analisa.

Depois da etapa do Plano Piloto, que foi considerada como prioridade, por, segundo assessoria, ter mais fluxo dos veículos, será dada a continuidade no entorno. A assessoria de imprensa ainda afirma que o projeto para essas cidades será realizado até o fim deste ano.  A resolução 550 de 2015 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran) indica que a sinalização vertical educativa executada de acordo com as normas poderá ser complementada pela nova sinalização  de área de espera definida.

Deixe uma resposta

Trust Paper Writers
Solution of this problem that is main of: to order term paper from professionals
Paper Writing Services
Observation essay writing tips and topics: useful information for pupils
Essay Shmessay
Just how to Excel Well In MBA Essay Writing? Strategies for perfectly pitched essays

Mais lidas