Esporte

Calistenia é poder malhar fora da academia

Um esporte livre de restrições que pode ser praticado em qualquer lugar

Tags:
#calistenia #esportelivre #saúdedocorpoemente

Calistenia é a prática de exercícios físicos (desde básicos a avançados) onde se usa apenas o peso do próprio corpo. A prática começou na Idade Contemporânea, mas a versão desse esporte como conhecemos hoje foi instaurada nos Estados Unidos, na segunda metade do século 19, baseada na ginástica sueca e alemã.

A calistenia é um esporte que pode ser praticado em qualquer lugar e por qualquer pessoa. “Não existe restrição nessa prática, é totalmente livre e saudável para quem estiver a fim de praticar,” diz o instrutor Felipe Cunha. É livre de restrições, entretanto, é importante ter uma supervisão.

Amigos revezando no exercício de barra

Amigos se revezando no exercício de barra

No Parque Ecológico de Águas Claras, um grupo se reúne para treinar desde 2014. Desde então o grupo cresceu e ganhou o nome de Calistenia Brasília. “Hoje, a Calistenia Brasília é o maior grupo no Brasil em quantidade de pessoas, pois reúne mais de 500 membros”, completa Felipe. Alguns exemplos de exercícios realizados nessa prática são: abdominais, flexões, agachamentos, puxada alta e abdominais na barra. Bicicleta e corrida também são consideradas como calistenia.

A bike também é considerada calistenia

A bike também é considerada calistenia

Os benefícios dessa prática vão além do corpo sarado. A saúde mental, o condicionamento físico, força e disposição são outros benefícios que esse esporte proporciona. Para a praticante Ana Luizza Siqueira, de 18 anos, o hábito de praticar essa atividade mudou bastante a vida dela. “Eu só queria comer, assistir série e ficar à toa, sem disposição para nada. Hoje, eu vivo ligada nos 220v e minha disposição melhorou muito, graças à calistenia”, diz a praticante. O instrutor diz que é visível a mudança nas pessoas, com a prática das atividades. “Acredito que a prática de esportes em grupo e fora do convencional (academias) promove a melhoria na saúde mental dos envolvidos.”

Bruno Garcia, de 48 anos, diz que pratica esse esporte há um ano e que não imagina sua vida sem ele. “Tem um ano que sou mais feliz, energético e sarado. Provavelmente vou chegar aos 70 com esse corpo de 40 que estou hoje”, diz o advogado. “Aqui é sempre um ajudando o outro, não deixando desistir de uma vida mais saudável”, finaliza.

A calistenia pode ser considerada um treino funcional não convencional. Em outras palavras, os benefícios obtidos com este treino são transferidos para a vida cotidiana.

Adepto da calistenia praticando o exercício puxada alta

Adepto da calistenia praticando o exercício puxada alta

Serviço:

Calistenia Brasília se encontra no Circuito Calistenia em Águas Claras. Os dias de circuito são: quarta-feira, às 19h30; sábado, às 10h e domingo, às 17h. Para participar basta comparecer, é de graça.

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Cultura
O taxidermista César Leão em seu ambiente de trabalho Brasília conta com dois museus de taxidermia
Ciência e Tecnologia
Telescópio do Planetário de Brasília Descubra qual a possibilidade de um meteoro atingir a Terra
Esporte
IMG_4988 Distrito Federal pode ser representado no skate na próxima Olimpíada

Mais lidas