Ciência e Tecnologia

Sistema CFA-Gesae ajuda municípios a fiscalizar o planejamento de serviços públicos de água e esgoto

A nova empreitada do Conselho Federal de Administração para auxiliar os profissionais da área pública na gestão administrativa é o sistema de governança e gestão estratégica de água e esgoto

O Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos, o CFA-Gesae, já está disponível para os gestores. A ferramenta, idealizada pelo administrador  José Antônio Campos Chaves e criada por meio de convênio com o Conselho Federal de Administração (CFA), visa oferecer aos municípios um padrão de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto.

 regulação da área de água e esgoto é tão técnica que foram necessários 70 indicadores a serem analisados pelo Gesae/CFA

A regulação da área de água e esgoto é tão técnica que foram necessários 70 indicadores a serem analisados pelo Gesae/CFA

O produto nasceu após o Debate Qualificado sobre saneamento, promovido pelo CFA. “O Gesae é a representação gerencial de um pensamento que capturei do presidente do CFA, Wagner Siqueira. Ele falava em uma conferência sobre a questão do pacto federativo brasileiro”, explica Chaves, referindo-se ao modelo definido na Constituição de 1988 que traz as regras sobre o uso de recursos e mecanismos de partilha de tributos entre os entes da federação.

O CFA-Gesae permite avaliar a gestão do saneamento municipal sob diversos aspectos. Ele possui dez áreas-chave e setenta indicadores. Cada área-chave possui sete indicadores. Por meio deles, é possível avaliar a gestão de forma detalhada. Entre os indicadores do sistema, é possível citar: consumo médio per capita de água; consumo médio de água por economia; índice de atendimento urbano de água; índice de atendimento total de água; índice de coleta de esgoto; e índice de tratamento de esgoto.

As dez áreas-chaves são:

  • Governança e transparência da prestação dos serviços
  • Sustentabilidade da gestão dos recursos hídricos
  • Transparência tarifária
  • Transparência econômica e financeira
  • Qualidade na prestação dos serviços
  • Qualidade do produto
  • Transparência na gestão de pessoal
  • Eficiência comercial e financeira
  • Transparência na gestão das despesas
  • Eficiência nas operações de água

Acesso

A prefeitura que desejar acessar a ferramenta precisa ter um funcionário que seja profissional de administração registrado no Conselho Regional de Administração  e habilitado pela Universidade Corporativa do Administrador. Ele receberá um login e senha para entrar no sistema Gesae. Para isso, basta fazer a solicitação por meio do e-mail cfa@cfa.org.br.

Deixe uma resposta

Turismo e Lazer
As cartas estão presentes na história da banda e dos fãs. Misticismo e boa música envolvem a banda O Tarot
Economia
Carla De funcionário a microempreendedor
Saúde
Foto_1 Endometriose e a dificuldade de diagnóstico

Mais lidas