Cidadania

Projeto social resgata dignidade de quem mora na rua

O “Banho do Bem” acontece todo domingo. E quem precisa pode usufruir de um banho demorado no ônibus do projeto

Tags:
ajuda banho do bem Brasília cidadania
O projeto consiste em um ônibus com chuveiro e serviço de corte de cabelo e barba para quem precisa

O projeto consiste em um ônibus com chuveiro e serviço de corte de cabelo e barba

Diariamente, nos deparamos com pessoas de todas as idades morando nas ruas. A população de rua no Distrito Federal cresceu consideravelmente nos últimos anos e, felizmente, ainda existem pessoas de bom coração que com o pouco a mais que possuem, ajudam ao próximo menos favorecido.

Projetos sociais apoiados ou não pelo governo acontecem com frequência na Rodoviária, desde distribuição de comida e roupas e até um ônibus itinerante que oferece banho, corte de cabelo e barba para os moradores de rua. Iniciativas como essas resgatam a dignidade outrora perdida por muitos deles, e trazem à tona o fato de que eles não se resumem a serem moradores de rua e, sim, humanos, como eu e você.

Levantamento dos últimos 4 anos feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social, juntamente com a Casa Santo André, aponta que há cerca de 5 mil indivíduos em situação de rua na capital Federal.

Projetos como o “Banho do bem” trazem uma sensação de revigoramento a esses moradores de rua. O projeto consiste em um ônibus com chuveiro e serviço de corte de cabelo e barba para quem precisa. O ônibus fica à disposição dessas pessoas, todo domingo, a partir das 16h, na Rodoviária do Plano Piloto.

Para Adriana Amorim, 53 anos, idealizadora do projeto, um bom banho pode inspirar as pessoas a se sentirem melhores e querer mudar. “Essas pessoas ficam tanto tempo sem um banho. Isso me chamou a atenção e eu quis proporcionar isso, já que elas têm uma vida tão difícil”, comenta.

No ônibus é possível realizar corte de cabelo e barba nos homens, e nas mulheres, corte de cabelo e cuidado com as unhas

No ônibus é possível realizar corte de cabelo e barba nos homens, e nas mulheres, corte de cabelo e cuidado com as unhas

Maria, como se identifica, é moradora de rua há cerca de 8 anos, e diz que se sente bem com projetos como esse. “Nem sempre é só comida que falta pra gente, sabe? Falta o banho, se sentir limpo, cheiroso, coisas simples, mas que gente como eu não tem”.

Marcelo Barros comenta que veio da Bahia na intenção de ter uma vida estável na capital do País, mas nem tudo saiu como planejado. Hoje, vive nas ruas e agradece por existir pessoas de bem para ajudá-lo. “Embora as pessoas pensem que nós escolhemos essa vida, muitos se enganam, ela que nos escolheu. Eu vivo assim, mas sinto falta de andar limpo, de ter comida limpa e de me sentir digno. Sempre que tomo banho no ônibus do pessoal sinto que posso ser uma pessoa melhor cada vez mais”, desabafa o morador de rua.

No ônibus é possível realizar corte de cabelo e barba nos homens e, nas mulheres, corte de cabelo e cuidado com as unhas. O projeto também oferece roupas limpas, pasta de dente, shampoo, creme, perfume e toalha. Cerca de 40 pessoas tomam o Banho do Bem todo domingo.

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Cultura
O taxidermista César Leão em seu ambiente de trabalho Brasília conta com dois museus de taxidermia
Ciência e Tecnologia
Telescópio do Planetário de Brasília Descubra qual a possibilidade de um meteoro atingir a Terra
Esporte
IMG_4988 Distrito Federal pode ser representado no skate na próxima Olimpíada

Mais lidas