Cidadania

Revista Redemoinho: Desafios e soluções para transformar a sociedade

Publicação feita por estudantes de Jornalismo aponta caminhos para enfrentar temas essenciais para os brasileiros

Família, educação, cultura. Estes e outros temas desafiantes são abordados pelos estudantes de Jornalismo do IESB em 20 reportagens na 14ª revista Redemoinho. Leia aqui.

Neste número, a principal reportagem trata do recomeço enfrentado por crianças adotadas pela segunda vez, bem como dos desafios para as famílias que as recebem. Também na capa, a matéria “Do zero ao sonho” aborda cursinhos pré-vestibulares no Distrito Federal que alavancam a aprovação de estudantes de baixa renda em universidades. Para fechar os destaques na capa, os alunos-repórteres mostram a resistência cultural na periferia de Brasília, que garante espaços cênicos e fomenta a produção cultural fora do Plano Piloto.

Há muito mais nesta edição, como os avanços em setenta anos de Declaração Universal dos Direitos Humanos, a lição ambiental proposta pelo escotismo e a luta de pessoas negras para ocupar espaços nas camadas mais altas da pirâmide social.

No editorial da Redemoinho 14, as alunas e os alunos constatam: “Saímos das salas de aula para as ruas, exercendo a profissão que escolhemos, dando voz àqueles que não têm e oportunidade de se expressar, contanto histórias que informam e ao mesmo tempo emocionam”.

A revista Redemoinho é publicada semestralmente e é resultado da disciplina Laboratório de Jornalismo I, do quinto semestre do curso de Jornalismo, que transforma as aulas em uma redação. Além da Redemoinho, quem está neste semestre faz o abastecimento semanal de notícias aqui do Portal de Jornalismo. A edição atual foi lançada em junho de 2018.

Deixe uma resposta

Entrevistas
Entrevista Inovar é saber como os outros se comportam
Cidadania
Foto: Ingrid Pires Projeto leva esporte e música a adolescentes em Sobradinho
Cidades
Placas que sinalizam as saídas do parque, quando existem, estão degradadas. Parque da Cidade precisa de sinalização

Mais lidas