Cidades

Papa lixo: coleta eficiente, simples e racional

Os primeiros papa lixos foram instalados em 2016 no Setor Habitacional do Sol Nascente para inserir o cronograma de coleta onde é difícil o tráfego dos caminhões

O sistema semienterrado, conhecido como papa lixo, foi criado e desenvolvido mediante o uso de contêineres de grande volume, com capacidade de armazenamento muito maior do que os convencionais e intervalo entre as coletas ampliado. Atualmente, existem papa lixos instalados no Setor Habitacional Sol Nascente, Pôr do Sol, Santa Luzia/Estrutural, Setor Habitacional Arniqueiras, Colônia Agrícola 26 de Setembro e Colônia Agrícola Vicente Pires. Os lugares são escolhidos estrategicamente para atender comunidades de difícil acesso, onde há muito descarte irregular de lixo.

O contêiner semienterrado feito de aço-concreto possui 3 metros e meio de profundidade e capacidade de 5 mil litros, que garante o armazenamento do lixo de forma segura, reduzindo o mal cheiro e a proliferação de bichos, como ratos e baratas. Ele é esvaziado diariamente por um caminhão especial com braço mecânico do SLU (Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal), retirado o material depositado e encaminhado para áreas de descarte de lixo.

O contêiner semienterrado feito de aço-concreto para garantir um bom armazenamento

O contêiner semienterrado é feito de aço concreto para garantir o bom armazenamento

Com a troca dos veículos que faziam a coleta, consequentemente há uma redução dos caminhões compactadores substituídos por outros equipados com guindastes veiculares. São veículos leves e ágeis, aptos a percorrer ruas e vielas onde o coletor compactador não pode trafegar.

O maior benefício do sistema semienterrado é diminuir os problemas socioambientais que tanto afligem a sociedade, de forma mais eficaz e politicamente correta, com  a coleta seletiva integrada à comunidade. Segundo o SLU, o sistema facilita e garante a coleta dos resíduos sólidos domiciliares nas regiões, evitando o descarte de lixo pelas vielas estreitas que, muitas vezes, provocam problemas ambientais, sanitários e de saúde pública.  “A população tinha um histórico de deixar amontoados os sacos de lixo nas vias”, relata o SLU através de nota.

A maior vantagem é que o método possui um elevado fator de compactação. O resíduo estocado na vertical vai se auto compactando. Se comparado ao sistema convencional, comportará um volume ainda maior de lixo, atingindo uma média de compactação acima de 2/1.

Segundo o governo cada papa lixo custou 30 mil reais e, até novembro, foram coletadas mais de duas mil toneladas de resíduos descartados em papa lixos. Estão previstas a instalação de mais de 300 papa lixos que ainda aguardam liberação do Pregão 02/2018. O objetivo é distribui-los em todas as 31 regiões administrativas do DF.

Conscientização

A estudante Kelvia Macedo, de 20 anos, diz que a ideia foi muito boa para a região onde mora: “Moro aqui há 18 anos e além de esteticamente feio, os lixos jogados de qualquer jeito tinham um cheiro muito ruim.” Ela relata que sempre apareciam bichos, como ratazanas que eram atraídas pelo lixo e acabavam deslocando-se para as casas também em busca de comida. “Foi muito bom, porque temos mais tempo para fazer os descartes. Espero que o pessoal colabore e não jogue em qualquer lugar, porque acaba prejudicando todo mundo,” afirma a jovem.

A estudante aprova a ideia do SLU

A estudante Kelvia Macedo aprova a ideia do SLU

A cada instalação há uma mobilização na região contemplada para promover conscientização quanto ao uso do equipamento, mas é percebido que muitos, mesmo sabendo do seu benefício, não utilizam. É comum ver lixo bem próximo aos papa lixos. Em caso de não colaboração por parte da população o órgão responsável por fiscalizar e multar é o DF Legal, antiga Agefis. No canal oficial da Ouvidoria Geral 162 já foram 13 elogios neste ano, segunda a SLU. Pelo 162 a população também pode manifestar sugestões e reclamações.

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Saúde
Entrada da Fundação Hemocentro de Brasília Doar sangue ajuda a salvar vidas
Turismo e Lazer
Jogos de tabuleiro no roteiro de diversão do DF
Turismo e Lazer
IMG  (7) Céu das Artes é opção de lazer e cultura para jovens do Recanto das Emas

Mais lidas