Esporte

Futevôlei cresce na Capital Federal

O esporte mistura técnicas do futebol com regras do vôlei e vem ganhando preferência entre os brasilienses

Tags:
#futevôlei esporte brasília

O futevôlei é a união entre os dois maiores esportes brasileiros e a cada dia ganha mais adeptos pelo Brasil. O esporte nasceu como descontração entre os jogadores de futebol nas praias cariocas e desde então tem conquistado os corações dos boleiros como Romário, Edmundo e Ronaldinho Gaúcho.

No Distrito Federal não é diferente, em vários clubes e no Parque da Cidade é possível encontrar alguém praticando o esporte que vem ganhando notoriedade, tem liga própria – localizada em Goiânia – campeonatos e atletas profissionais. A popularidade é tanta que a Capital Federal foi a sede da etapa do Mundial de Futevôlei. O evento teve apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) e do canal de televisão Sportv.

O que começou como brincadeira, tornou-se um modelo de negócio para Renan Aquino. O atleta jogou profissionalmente e foi dupla durante três anos de um dos mais reconhecidos jogadores do esporte: Paraná. Hoje ele tem uma escola de futevôlei – TPFut, Centro de treinamento de Futevôlei – que funciona na Associação dos Servidores do Banco Central (Asbac) e ensina vários novos atletas. “Eu jogava profissionalmente, mas resolvi dar uma parada por causa do nascimento do meu filho e focar mais na minha empresa” afirma o professor.

Renan Aquino, professor de futevôlei e proprietário da TPFut, após treino com alunos

Renan Aquino, professor de futevôlei e proprietário da TPFut, após treino com alunos

O estudante de Educação Física, Daniel Brum, é um dos alunos mais dedicados de Renan. O ex-jogador de futebol com passagens pelas divisões de base do Flamengo e Grêmio, contou que por falta de oportunidades no futebol começou a se dedicar ao futevôlei há seis anos. “Sou carioca, mas por incrível que pareça só comecei a treinar futevôlei aqui em Brasília. Depois que deixei o hobby e comecei a treinar para valer, já fui campeão do Circuito Orla e Maracai pela liga goiana”, explica o atleta.

Regras
O jogo é disputado em sets de 18 pontos e é praticado em uma quadra de vôlei parecida com a de vôlei de praia. Pode ser jogado em duplas, trios ou quartetos. As regras são semelhantes às de vôlei, cada time pode dar no máximo três toques na bola e o intuito é fazer a bola cair em campo adversário, a diferença é que os jogadores tocam a bola com os pés, ombros, peito e cabeça, por exemplo.

Partida de futevôlei entre alunos e professor, na Asbac.

Partida de futevôlei entre alunos e o professor, na Asbac.

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Saúde
Entrada da Fundação Hemocentro de Brasília Doar sangue ajuda a salvar vidas
Turismo e Lazer
Jogos de tabuleiro no roteiro de diversão do DF
Turismo e Lazer
IMG  (7) Céu das Artes é opção de lazer e cultura para jovens do Recanto das Emas

Mais lidas