Saúde

Biohacking desenvolve o aprimoramento das pessoas

Conheça o estilo de vida alternativa que cada vez atrai mais adeptos

A busca por uma alimentação alternativa rica em proteínas ou o desejo de aumentar a produtividade criativa estão entre os motivos que levam várias pessoas a praticar o biohacking. A palavra significa hacker a vida (Bio = vida, hacking = hackear) e, apesar de ser um termo moderno, seu significado de modificação corporal é praticado por várias civilizações ao longo da história, por exemplo, em objetos tribais encontrados nas culturas indígenas como piercing, muletas, brincos. A prática acaba sendo muito ampla por alcançar várias áreas, como aprimoramento físico e a qualidade de vida. É uma atividade que junta a ideologia ética hacker , que diz ¨Você pode criar arte e beleza no computador¨ e ¨Desacredite a autoridade e promova a descentralização¨, dentre outras diretrizes.

Segundo Marcos Moren, fundador do site biohackinglife.com, o objetivo da prática na vida das pessoas é ajudá-las e se aprimorarem tanto física quanto mentalmente. “A missão do biohacking é ajudá-lo superar o que você achava que eram seus limites de saúde, felicidade e desempenho físico”, afirma.

A ideia de aplicar a ideologia hacker na biologia inspirou várias pessoas a pesquisarem a fundo jeitos inovadores de como melhorar a qualidade de vida, desde a alimentação de proteínas ao cuidado estético do corpo.

Empresa desenvolve alimentos a base de proteína de insetos

Empresa desenvolve alimentos a base de proteína de insetos

Hakkuna

A Hakkuna é um startup criado pelo mestre em engenharia de materiais Luiz Filipe Carvalho e o zootecnista Gilberto Shickler, e assessorada pelo programa acelerador de startups da BioMinas Brasil, GroWbio. A empresa está sediada em São Paulo e desenvolve alimentos a partir da utilização da proteína de insetos. Faz ainda produtos voltados a pessoas que ingerem grandes quantidades de proteína durante o dia, e que costumam não variar seus alimentos.

A utilização de práticas de biohacking em dietas é muito mais comum do que em qualquer outra área, pois várias das técnicas utilizadas hoje em dia para perda de peso, como o jejum intermitente, também são consideradas técnicas de biohacking.

A empresa começou depois que Luiz Filipe conheceu o trabalho da startup americana Exo, que havia desenvolvido uma barra de cereal  a base de farinha de grilo, e começou uma criação e sua republica durante o mestrado. Ao desenvolver os primeiros protótipos algumas academias mostraram interesse em comercializar seu produto e, então, ele criou a Hakkuna.

Segundo a nutricionista e pesquisadora biohacking, Jéssica Goes, fazer uma dieta biohacking significa  ¨selecionar e consumir cuidadosamente os alimentos que tem efeito na alta performance e suplementos como os chamados de nootrópicos que são capazes de melhorar a performance cerebral¨.

Ainda segundo a nutricionista, uma das técnicas mais utilizadas em dietas é a do ¨café com óleo de coco, manteiga e canela como desjejum¨, pois promove saciedade e aumento de energia física e disposição, além de auxiliar o corpo a utilizar a própria gordura como fonte de energia facilitando a perda de peso.

O biohacker e empresário do Vale do Silício, David Asprey, foi o desenvolvedor da dieta do ¨café com óleo de coco¨, desenvolvida como uma cópia de um chá de manteiga que havia tomado no Tibete, e que o ajudou a criar fôlego para subir o monte kailash. A receita original do chá é composta por folhas de chá, manteiga de ianque, água e sal.

Arthur Bittar tem 20 anos e afirma ter sido muito ajudado pela técnica do jejum intermitente, uma das técnica biohackers utilizadas em dietas. ¨Em 2 meses eu perdi 12 kg, apenas com exercícios funcionais e jejum intermitente¨, conclui.

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Saúde
Entrada da Fundação Hemocentro de Brasília Doar sangue ajuda a salvar vidas
Turismo e Lazer
Jogos de tabuleiro no roteiro de diversão do DF
Turismo e Lazer
IMG  (7) Céu das Artes é opção de lazer e cultura para jovens do Recanto das Emas

Mais lidas