Turismo e Lazer

Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo reúne moradores de Luziânia

A festividade que reúne cerca de 600 pessoas nas atividades da festa já se encontra na 273ª edição

Com sua origem há cerca de 273 anos, a Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo, organizada pelo Santuário de Santa Luzia, em Luziânia, reúne moradores de toda a cidade. A festividade é centrada, basicamente, em dois objetivos: propagar a devoção do Espírito Santo de Deus e reunir as famílias com a comunidade por meio de um momento de partilha e de confraternização.

Segundo a Pastoral da Comunicação do Santuário de Santa Luzia, em Luziânia, o evento reúne, todos os anos, cerca de 600 pessoas nas atividades da festa. “Todas elas são voluntárias movidas pelo amor e devoção ao Divino Espírito Santo, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito”, afirma a equipe.

Festividade reúne cerca de 600 colaboradores todos os anos

Festividade reúne cerca de 600 colaboradores todos os anos

Bernadete Salomão, luzianiense de 49 anos, conta que a Festa do Divino sempre fez parte da sua vida. “Tenho lembranças da minha infância onde eu acompanhava minha mãe na novena”, afirma. Sua trajetória com a festividade teve início muito cedo, pois sua mãe fazia parte da equipe de colaboradores anos atrás. “É uma tradição na nossa família. Minha avó ensinou à minha mãe, que posteriormente me ensinou. Anos depois foi a minha vez de ensinar às minhas filhas”, conta Bernadete.

O evento é marcado pela Novena do Divino Espírito Santo, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, celebrada no Santuário de Santa Luzia. Cada dia da novena fica responsável por uma equipe de profissionais, como professores, sindicatos, policiais e órgãos públicos. Após a tradicional novena, acontece a parte social da festa, anualmente prestigiada no Centro Comunitário de Luziânia. Lá são dispostas barracas com comidas típicas e doces, além de brinquedos para garantir a diversão das crianças.

Ao final da novena em Louvor ao Divino Espírito Santo, é celebrada a Folia de Rua, a parte mais especial do evento para Bernadete. “A folia de rua é a parte mais admirável para mim. Quando as bandeiras se encontram no Santuário, um lindo show de fogos de artifícios é oferecido à comunidade. É uma emoção muito grande para quem é membro da igreja”, conta a luzianiense.

A Folia de Rua deste ano acontece no dia 6 de junho (sexta-feira) e tem início com um almoço no Centro Comunitário Padre Bernardo às 11h, e ao meio dia uma caminhada de toda a comunidade pelas principais ruas da cidade, até o encontro no Santuário de Santa Luzia, por volta das 18h. Todos estão convidados a prestigiar o evento.

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Turismo e Lazer
capa Nova edição da revista Redemoinho discute temas polêmicos
Economia
1 Surdos conquistam espaço no mercado de trabalho
Esporte
_CSC0014 Crianças sofrem discriminação de gênero dentro de esportes

Mais lidas