Ciência e Tecnologia

Empresa cria aplicativo de mobilidade para pessoas com dificuldade de locomoção

O aplicativo auxilia idosos, cadeirantes e quem mais precisar de ajuda para se deslocar pela cidade

A mobilidade urbana de pessoas que possuem alguma deficiência ou apenas dificuldade de locomoção foi algo que sempre chamou a atenção do casal Sávia Lourdes e Antônio Vítor Vieira. Antônio, médico ortopedista, viu a dificuldade de seus pacientes se locomoverem até seu consultório e, atrelado à incansável batalha em favor das políticas públicas, o casal decidiu abrir a empresa Mobilidade.

A empresa que atua desde o início de 2019, atualmente, conta com apenas 10 funcionários. São dois carros em atividade e mais dois terminando o processo de adaptação para o transporte de pessoas com necessidades físicas. A empresa opta por contratar motoristas autônomos formados em enfermagem ou técnicos de enfermagem e todos eles passam por treinamentos, apesar de serem especializados para lidar com o público que a empresa atende.

Lourdes, 23 anos e gestora da empresa, conta que hoje existem mais de 800 cadastrados no aplicativo. “Percebemos em uma pesquisa que os concorrentes aumentavam muito o preço para cadeirantes e o nosso objetivo é tornar o Mobilidade acessível a todos que precisam”, conta. “As pessoas com mobilidade reduzida têm direito ao lazer também”.

Lourdes acredita que pessoas com deficiência precisam de mais acessibilidade, não só no meio de transporte, mas na vida. O descaso é grande com a população que precisa de medidas para facilitar a mobilidade, tanto em calçadas, como em banheiros, sites da internet e até mesmo no cinema. “Nossa empresa realmente gosta de ver a felicidade de pessoas que já passaram por tanta dificuldade na vida, é uma vitória”, diz.

O carro é completamente adaptado.

O carro é completamente adaptado

Os benefícios não param por aí. Maria Lucia Veloso, 60 anos e aposentada, precisa usar regularmente o aplicativo e é só elogios. “Conheci o aplicativo pelo Doutor Vítor, e desde então uso com frequência. O bom é que eu posso agendar as corridas e assim não corro o risco de não ter carro disponível.”

A independência é o que pessoas com a mobilidade afetada procuram. “O preço é acessível, por isso uso pra ir em todos os meus compromissos. Posso ir sozinha, sem precisar de uma pessoa que ajude com a cadeira de rodas, porque o carro é adaptado e você entra sentado na cadeira, não precisa passar pelo desconforto de ser transferido pro banco do carro”, enfatiza Maria Lúcia.

“Recomendo a todos com dificuldade de locomoção. A empresa tem uma iniciativa muito bonita, o que é um passo na melhoria das políticas públicas da cidade”, termina a aposentada. “O aplicativo é excelente, mas ainda faltam melhorias nas ruas e locais com mais acessibilidade, porque de nada adianta me locomover para um local, mas chegar lá e não conseguir seguir caminho.”

o flyer da empresa Mobilidade

Flyer da empresa Mobilidade

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Turismo e Lazer
capa Nova edição da revista Redemoinho discute temas polêmicos
Economia
1 Surdos conquistam espaço no mercado de trabalho
Esporte
_CSC0014 Crianças sofrem discriminação de gênero dentro de esportes

Mais lidas