Cidades

Detran alerta sobre o risco de acidentes em épocas de chuva

Profissionais do trânsito reforçam os cuidados que devem ter os pedestres e condutores para reduzir os acidentes nas vias

Tags:
#chuvasnodf #Cidades #cidades #df #ranking #segurancapublica acidentes Segurança

Tornar o trânsito um local mais seguro é uma obrigação de todos os cidadãos. Mas, o que verdadeiramente acontece é que em nosso cotidiano, as grandes cidades viram cenário para acidentes e mortes.

No ano de 2019, em um relatório publicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), os dados comprovam que a cada 1 hora, 5 pessoas morrem em consequência de acidentes no trânsito do Brasil. Em uma outra pesquisa com dados mais recentes, o CFM diz que entre os anos de 2009 e 2018, foram contabilizados mais de 1,6 milhões de feridos em acidentes.

A Organização Mundial de Saúde mostra que os acidentes no trânsito ocupam o 8° na posição do top 10, entre as principais causas de morte no Brasil. A faixa etária que mais se envolvem em acidentes é a de jovens com idade entre 15 e 34 anos, esses são dados do Portal do Trânsito Brasileiro.

William Junior, 38 anos, atua como instrutor de trânsito há 12 anos, no Centro de Formação de Condutores Rio Branco. Segundo ele, um fator que leva muitas mortes no trânsito é a imprudência. “A imprudência é um dos fatores que levam à falta de atenção, é muito comum vermos acidentes por colisões que podem acontecer tanto por imprudência dos motoristas, quanto pela falta de atenção do condutor ao volante” – ele explica.

Foi o que aconteceu com o Alcimar Ferreira, 34 anos, pescador. Vítima de acidente de moto quando estava voltando para casa depois de deixar a enteada na faculdade. De acordo com Alcimar, ele estava próximo a sua residência, quando um carro atravessou a avenida sem dar a sinalização adequada, fazendo com que o carro entrasse em colisão com a moto do pescador. A vítima foi arremessada para o para-brisas do automóvel.

Segundo o motorista que estava no local e prestou socorro a Alcimar e que não quis se identificar, o acidente ocorreu por conta de distração. No carro estavam o motorista, o dono do veículo e uma criança. Wemilly Vanessa, 18 anos, enteada de Alcimar, estudante de jornalismo, expressa sua indignação ao lembrar do acidente:

“É sempre bom lembrar que no trânsito nós temos uma grande responsabilidade nas mãos, qualquer negligência pode ser um fator para tirar a vida de alguém. Hoje, graças a Deus e aos médicos meu padrasto está bem, mas a imprudência no trânsito ainda mata, e é um dever de todos fazer o possível para evitar que casos como este aconteçam” – aconselha ela.

 

Dados

Detran alerta sobre a importância de redobrar a atenção no trânsito em períodos chuvosos  || (Foto: Alexia Oliveira)

Detran alerta sobre a importância de redobrar a atenção no trânsito em períodos chuvosos || (Foto: Alexia Oliveira)

 

No primeiro semestre do ano de 2019, o Distrito Federal constatou uma queda nos acidentes de trânsito com 22 mortes, em relação ao ano de 2018. O valor corresponde a quase 14,2% na taxa de mortalidade, segundo dados do Detran DF.

Em sua maioria, estes acidentes podem ocorrer em decorrência dos mais variados fatores, são exemplos deles: o excesso de velocidade, falta de atenção adequada, a má combinação da bebida e o volante, estar ao celular utilizando a direção, o não comprimento das normas, a falta de manutenção do veículo, e também, a falta de manutenção das vias.

César Oliveira, 50 anos, é servidor público municipal, atua como diretor no órgão Ciretran do Detran-GO. Ele fala sobre a importância se manter atento a combinação do álcool e o volante, um fator que também leva a muitas mortes no Distrito Federal e no mundo:

“Uma das piores misturas que existem chama-se álcool e o volante nós como profissionais do trânsito agimos com campanhas e a fiscalização assídua, os instrutores das autoescolas também advertem quem bebe coloca em risco não apenas a sua vida, mas também a vida do próximo” – alerta.

Lei seca

Instituída no ano de 19 de junho de 2008, a Lei N° 11.705 conhecida como Lei seca, teve sua aprovação com intuito de reduzir o risco de acidentes por conta do consumo de álcool por parte dos condutores. Além de ser uma infração gravíssima, dirigir sob a influência do álcool é crime.

No ano de 2020, no mês de fevereiro a operação Lei Seca no Distrito Federal autuou 411 foliões por abuso de álcool neste carnaval. Foram seis deles, considerados crimes de trânsito, caraterizado quando a quantidade de álcool ultrapassa a margem de acordo com a Lei Seca de 0,34 ml por litro de sangue. A pena máxima pode equivaler de 6 meses a três anos de detenção. Quando autuado, se o teste do bafômetro acusar embriaguez, o sujeito tem o veículo e a CNH recolhidos e a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Chuvas no DF

O período de chuvas no DF pode se estender até o meados do mês de Abril, aponta Inmet || (Foto: Alexia Oliveira)

O período de chuvas no DF pode se estender até o meados de abril, aponta Inmet || (Foto: Alexia Oliveira)

 

Outro fator que também afeta a vida de muitas pessoas no trânsito é o período de chuvas. A pista molhada, escorregadia e a baixa visibilidade é um alerta aos motoristas para redobrar a atenção ao dirigir nas vias do DF em tempos de chuva.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão é que as chuvas no Distrito Federal podem perdurar até o final do mês de março, podendo se estender até abril. Após o fim do verão, no dia (20) de março, as chuvas podem continuar de forma “mais isolada”, registradas em apenas algumas partes do DF.  A média de chuvas acumuladas nesta época pode variar em 900 milímetros.

Redobrar atenção no trânsito é uma atitude importante tanto para a vida do motorista, quanto para a vida dos pedestres. Pensando nisso, o Detran-GO separou uma série de orientações para a segurança no trânsito, como:

  • Respeitar o limite de velocidade das vias
  • Respeitar o pedestre
  • Ser gentil e dar preferência, lembre-se gentiliza gera gentileza
  • Esqueça o celular e tudo que tire a atenção
  • Mantenha uma distância adequada e de segurança dos veículos
  • Fique atento a manutenção do veículo, como pneus e qualidade dos freios
  • Se beber, não dirija.
Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Educação
Para além da formação básica: estudantes buscam novos conhecimentos durante quarentena
Comportamento
Banco de imagens gratuito Em meio a pandemia deficientes visuais enfrentam desafios para não serem contaminados
Entrevistas
A artista que se reinventou

Mais lidas