Comportamento

Desafios do trabalho home office e dicas para não cair a produtividade

O rápido contágio do novo coronavírus tem preocupado empresas e seus colaboradores, que têm adotado o home office como um novo hábito de trabalho

Tags:
home office

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, os Estados têm tomado medidas necessárias para conter o avanço da doença. As recomendações para evitar aglomerações têm levado muitas empresas a adotar uma nova medida de trabalho, o home office.

Para muitos ainda é uma novidade essa nova rotina, mas as empresas vêm se  estruturando para adaptar os novos hábitos, já que a saúde e segurança dos colaboradores estão em primeiro lugar. É o caso do chefe de gabinete da Secretaria de Esporte, Lazer e Inclusão Social, Sidney Cavalcante.

“Foi necessário liberar os funcionários de seus postos de trabalho e adotar a produção por meio de home office. Muitos colaboradores dependem de transporte público para trabalhar, o que poderia gerar uma propagação e contágio do coronavírus aos demais”, diz.

Trabalho home office tem sido a solução para manter os colaboradores em segurança

Trabalho home office tem sido a solução para manter os colaboradores em segurança

Para essas pessoas que estão trabalhando de casa, nada de moleza, organização é a chave para a produção da equipe. Sidney determinou algumas regras para não cair a produtividade. “Trabalhar de casa não é uma tarefa fácil, por isso é necessário confiança do líder em sua equipe, além da disciplina dos colaboradores. É importante ter consciência de que os resultados precisam ser entregues, e rotina e organização são primordiais para não perdermos o ritmo de trabalho,” diz Cavalcante.

Apesar da praticidade e da facilidade, o trabalho de casa envolve desafios e muitos obstáculos. Quem está vivendo isso é o assessor da Agência Nacional de Mineração, Bruno Menezes. Há duas semanas vem desenvolvendo seu ofício remotamente. “O trabalho de casa é um desafio diário, fazer seu cérebro entender que estar em casa não é motivo de folga é bem complicado. Eu tento manter alguns hábitos rotineiros, como acordar cedo, me vestir adequadamente caso tenha a necessidade de reunião por videoconferência,” diz Bruno.

Bruno Menezes no trabalho home office

Bruno Menezes no trabalho home office

Mesmo com todas as distrações que o trabalho de casa pode oferecer, é possível, sim, realizar um bom trabalho e bons resultados mesmo estando longe do escritório tradicional. É o que afirma a psicóloga organizacional e consultora de imagem e Desenvolvimento Humano, Ana Carolina Torres. “O trabalho home office teve uma discreta crescente nos últimos tempos. O Brasil tem se tornado um país de pequenos e médios empreendedores, uma nova geração que tem uma visão e compreensāo diferente dos negócios. Levando em consideração as vantagens do home office, que é o baixo custo de “trabalho”, essa ideia de trabalho tem sido uma opção adotada por diversas empresas,” diz Ana.

Mantendo a produtividade em casa

Rotina e Planejamento: Rotina ao pensar em tentar trazer para o novo ambiente de trabalho as mesmas peculiaridades do ambiente laboral. Seja minimamente em estrutura ou em atmosfera. Criar um ambiente que remeta ao que será executado em atividade é muito importante para criar a conexão e o link com o trabalho no nosso cérebro.

Pijama é para dormir: É necessário vestir-se minimamente adequado para o trabalho, isso faz toda a diferença. Escolher um local da casa que possibilite essa referência, isolar-se, se possível.

Segundo Ana, o planejamento é imprescindível para o desenvolvimento do trabalho home office. É necessário estabelecer pequenas e alcançáveis metas diárias, além de ter uma rede de apoio para conferir as entregas e compartilhar as dificuldades.

Pausar: São importantes e necessários momentos de intervalo, além dos momentos de concentração total. Isso auxilia no foco para manter a produtividade.

O autogerenciamento é um grande aliado para manter a disciplina e o ritmo de produção de trabalho. Estabelecer prioridades, além de administrar o tempo para as atividades laborais sem deixar de lado as demais atividades comuns do dia a dia como: atividades físicas, família, momentos de lazer, alimentação e etc, fazem toda a diferença. “O foco é acompanhar o cumprimento de cada etapa, encerrá-las e seguir adiante”, complementa Ana.

Dicas para entregar bons resultados

  • Organização
  • Criar um ambiente adequado
  • Vestir-se para atuar de forma coerente
  • Estabelecer intervalos para relaxar
  • Isolar-se se possível para manter o foco
  • Estipular horário para iniciar e encerrar as atividades

Ao fim, repasse para si mesmo o dia, as conquistas e o que ficou pendente para o próximo dia, conclui a psicóloga.

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Educação
Para além da formação básica: estudantes buscam novos conhecimentos durante quarentena
Comportamento
Banco de imagens gratuito Em meio a pandemia deficientes visuais enfrentam desafios para não serem contaminados
Entrevistas
A artista que se reinventou

Mais lidas