Cultura

Se entretenha nessa quarentena

O mundo vem passado por um grande desafio para se manter saudável, mas é preciso ocupar a mente com um pouco de diversão

No dia 31/12 do ano passado o novo coronavírus (Covid-19) teve seu primeiro caso registrado na China. Desde então os noticiários mundiais só falam da doença, trazendo todos os dias atualizações de casos, mortes e prevenções. Mas o que é o coronavírus?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Mas o contágio está se alastrando de forma significativa.

Existe uma preocupação mundial sobre a doença, e uma das prevenções, talvez a mais importante, é ficar em casa. Alguns Estados do Brasil decretaram a quarentena, medida que exige que escolas, universidades, comércio, empresas fechem para que todos possam ficar em casa, no isolamento social.

Por conta disso tem a possibilidade de ter um tempo para colocar filmes, séries, livros em dia. Para ter um pouco de diversão durante esses dias, no conforto do seu lar, aí vão algumas dicas do que ver, ler e ouvir:

Filmes

Nada melhor do que ter um tempo para conhecer novas histórias ou até mesmo relembrar as antigas. Aqui vão 2 dicas de filmes,1 documentário e suas sinopses:

Parasita (2019): 2h 12min / Suspense – Ganhador do Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional.

Direção: Bong Joon Ho

Nacionalidade: Coréia Do Sul

Sinopse: Em Parasita, toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.

Bacurau (2019): 2h 10min / Drama, Suspense

Direção: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles

Nacionalidades Brasil, França

Sinopse: Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Feministas: O que elas estão pensando? (2018): 1h 26min / Documentário

Elenco: Jane Fonda, Lily Tomlin, Michelle Phillips

Nacionalidade EUA

Sinopse: Um álbum de fotos da década de 1970 captura o despertar de mulheres deixando para trás restrições culturais impostas sobre elas desde sua infância e abraçando a si mesmas por inteiro. A diretora Johanna Demetrakas revisita essas fotos e as histórias de vida das mulheres retratadas nelas, refletindo sobre as mudanças culturais que aconteceram desde então e a ainda presente necessidade de mudança.

*Fonte: AdoroCinema

Livros

Ler pode trazer bons pensamentos

Ler pode trazer bons pensamentos

Seguem indicações de 3 livros:

Sapiens: História Breve da Humanidade, de Yuval Noah Harari

Editora: L&PM POCKET, 2018

Sinopse: O autor de Sapiens: História Breve da Humanidade é Yuval Harari, um historiador (doutor em História pela Universidade de Oxford) e professor da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Em seu best-seller, é abordado o processo de evolução da espécie humana pelo planeta. A partir de uma perspectiva interdisciplinar e científica, descobrimos o percurso do homem na Terra.

Pare de se odiar, de Alexandra Gurgel

Editora: BestSeller, 2018

Sinopse: Gurgel, criadora do canal Alexandrismos no Youtube, é conhecida por abordar em seus vídeos temas como autoaceitação, o movimento body positive, autoestima, relacionamentos e a luta contra a gordofobia. Em Pare de se odiar a autora tem como objetivo ajudar suas leitoras a trilharem o caminho do amor-próprio e o da construção de uma autoimagem mais positiva, entendendo como a sociedade em que vivemos interfere diretamente na relação que temos com o nosso corpo. Alexandra, que tem sido uma das vozes mais atuantes do movimento body positive no Brasil, traz no livro uma mensagem honesta e acolhedora, a partir de sua experiência pessoal para mostrar que amar o próprio corpo é, de fato, um dos atos mais revolucionários deste século.

Diário de Anne Frank

Editora: Record, 2016

Sinopse: A edição brochura de O diário de Anne Frank está de roupa nova O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto. Lançado em 1947, O diário de Anne Frank tornou-se um dos livros mais lidos do mundo. O relato tocante e impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX.

*Fonte: Livraria Saraiva

 

Séries

Sex Education (2019): / 50min / Comédia, Drama

Direção: Laurie Nunn

Nacionalidade Reino Unido

Sinopse: Em Sex Education, Otis (Asa Butterfield) é um adolescente socialmente inapto que vive com sua mãe, uma terapeuta sexual. Apesar de não ter perdido a virgindade ainda, ele é uma espécie de especialista em sexo. Junto com Maeve, uma colega de classe rebelde, ele resolve montar sua própria clínica de saúde sexual para ajudar outros estudantes da escola. 2 temporadas na Netflix.

Friends (1994): 22min / Comédia

Direção: David Crane, Marta Kauffman

Nacionalidade: EUA

Sinopse: Seis jovens são unidos por laços familiares, românticos e, principalmente, de amizade, enquanto tentam vingar em Nova York. Rachel é a garota mimada que deixa o noivo no altar para viver com a amiga dos tempos de escola Monica, sistemática e apaixonada pela culinária. Monica é irmã de Ross, um paleontólogo que é abandonado pela esposa, que descobriu ser lésbica. Do outro lado do corredor do apartamento de Monica e Rachel, moram Joey, um ator frustrado, e Chandler, de profissão misteriosa. A turma é completa pela exótica Phoebe. 10 temporadas na Netflix.

Sessão terapia (2012): 25min / Drama

Direção: Jaqueline Vargas

Nacionalidade Brasil

Sinopse: A série acompanha a rotina do terapeuta Caio Barone. Ambientada no seu escritório de psicanálise, cada temporada acompanha um grupo diferente de pacientes, sendo que cada episódio da semana exibe a sessão de um deles. O último é sempre uma avaliação do próprio terapeuta feita por sua supervisora, Sofia.1 temporada no Globoplay.

*Fonte: AdoroCinema

Músicas

Por que não ouvir algumas músicas? Aqui vão 3 álbuns:

Billie Eilish: cantora e compositora americana. Ela ganhou seguidores em 2016, quando lançou seu single de estreia “Ocean Eyes” no SoundCloud, posteriormente lançado pelas gravadoras Darkroom e Interscope Records.

Álbum: When We All Fall Asleep, Where Do We Go? (2019)

IZA: Cantora e compositora brasileira. Seu primeiro álbum, Dona de Mim, foi lançado em 2018 e recebeu uma indicação ao Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.

Álbum: Dona de mim (2018)

Djoga:  rapper, escritor e compositor brasileiro considerado um dos nomes mais influentes do trap/rap atual. O artista chama a atenção por sua lírica afiada, marginalizada e agressiva e por suas fortes críticas sociais nas letras

Álbum: O menino que queria ser Deus (2018)

 

Divirta-se e não esqueça de lavar as mãos com frequência e, se puder, fica em casa!

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Educação
Para além da formação básica: estudantes buscam novos conhecimentos durante quarentena
Comportamento
Banco de imagens gratuito Em meio a pandemia deficientes visuais enfrentam desafios para não serem contaminados
Entrevistas
A artista que se reinventou

Mais lidas