Esporte

Atletas em tempo de coronavírus

Rotina, alimentação e atividades físicas: atletas do vôlei contam um pouco do que estão fazendo durante o isolamento social

No dia 11 de março de 2020, o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou em acordo com o COI (Comitê Olímpico Internacional), que pela primeira vez na história as Olimpíadas seriam adiadas. Em decorrência da pandemia de covid-19 os esportes foram se adaptando e sofrendo com as medidas para se evitar a propagação da doença: desde indicações para evitar contatos físicos até chegar a quarentena em boa parte do mundo.

Olimpíada Tokyo 2020 adiada

Olimpíada Tokyo 2020 foi adiada em virtude da pandemia do novo coronavírus

Jogos sem torcida, sem aperto de mão, com restrições e até cancelamento de eventos esportivos: esse foi o resultado da pandemia de coronavírus. Mas apesar de ter os jogos paralisados, a vida dos atletas de alto rendimento não pode parar, afinal o surto da doença vai passar.

Perguntamos para três atletas de alto rendimento de vôlei como eles, atletas, têm passado esse tempo de quarentena longe das quadras. Luis Rodrigues, levantador no time de Ribeirão Preto, diz: “estou em isolamento total na casa de praia porque moro na mesma casa dos meus avós e, como tive mais contato com outras pessoas do que eles, não quero oferecer nenhum tipo de risco. Foi a melhor coisa a se fazer levando em consideração a situação. Poderia ser perigoso tanto para nós, jogadores, quanto, principalmente, para a torcida. Estou me mantendo como posso, por estar em uma cidade onde a casa é mais afastada consigo correr diariamente e fazer exercícios caseiros”.

No meio da temporada da Super Liga B de vôlei o torneio foi interrompido por causa da pandemia. Para Matheus Santos, líbero do time Upis Brasília, a interrupção dos jogos trouxe bastante angústia, já que mudou os resultados dos campeonatos. “Nós tínhamos jogado o último jogo contra o líder da competição, e tínhamos ganhado. Estávamos bem confiantes para os playoffs. E com a chegada do coronavírus a competição foi encerrada, mudou todo o planejamento e os vencedores da competição”.

A competição estava em sua fase final. Com a pandemia de coronavírus o comitê organizador, juntamente com os times do campeonato e a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), em reunião por meio de videoconferência, decidiu encerrar por completo o campeonato, classificando até então os maiores pontuadores da tabela como campeão e vice, Vôlei Guarulhos e Uberlândia respectivamente.

Atletas de vôlei se adaptam as novas rotinas de quarentena

Atletas de vôlei se adaptam às novas rotinas de quarentena

O que os atletas fazem para se manter inteiros e prontos para voltar a atuar, já que em tempos de quarentena é necessário ficar em isolamento? Segundo Luiz Felipe Pantaleão, oposto do time de vôlei de Guarulhos, existe uma rotina diária montada: “faço dois treinos por dia, um pela manhã com alongamento e exercícios corporais, e algumas coisas dinâmicas para entrar com aeróbico (subir e descer escada por exemplo). De noite, faço mais um treino, com alongamento e focando em exercícios de fortalecimento, abdômen, afundo, flexões.”

Em relação a ficar de quarentena Pantaleão afirma que “é estranho, na verdade. A gente que é acostumado com dois períodos todos os dias, ficar em casa muito tempo é ‘férias’ sem pedir. Tenho tentado manter minha alimentação sem fugir muito do padrão”.

A nova data para a realização das Olimpíadas de Tóquio já foi definida, prometendo dar mais tempo para que os atletas possam se recuperar de possíveis infecções e se preparar melhor e com mais tempo para os jogos.

Olimpíadas foram adiadas apenas durante as Guerras Mundiais

Desde a primeira Olimpíada, datada de 1896, o evento nunca havia sido adiado. Os jogos aconteciam de 4 em 4 anos. Apenas dois eventos foram “capazes” de cancelar as Olimpíadas, a 1ª e a 2ª Guerra Mundial. No entanto, adiar o evento, até o ano de 2020, era algo inimaginável já que a data vem sendo cumprida desde a fundação dos jogos. A pandemia de covid-19 está afetando tão seriamente o mundo que os jogos foram deixados de lado no momento para que em 2021 retornem com força total

 

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Educação
Para além da formação básica: estudantes buscam novos conhecimentos durante quarentena
Comportamento
Banco de imagens gratuito Em meio a pandemia deficientes visuais enfrentam desafios para não serem contaminados
Entrevistas
A artista que se reinventou

Mais lidas