Esporte

NBA e NBB: paralisação dos campeonatos é por tempo indeterminado

Os maiores torneios nacional e internacional de basquete estão paralisados por conta da pandemia do coronavírus

Após o mundo começar a sofrer com a pandemia causada pelo novo coroavírus (covid-19), todos os campeonatos, ligas, torneios esportivos foram cancelados, paralisados ou adiados. Não diferente, as ligas de basquete dos Estados Unidos, NBA, e a do Brasil, NBB, foram paralisadas em meio às fases de playoffs- fases finais das ligas de basquete.

Por estarem paralisadas, é preciso saber como estão as temporadas 2020-19 antes de recomeçar. Saiba mais lendo as principais notícias, jogos, classificações e possíveis ganhadores da temporada:

 NBA

A maior liga de basquete do mundo ficará suspensa por tempo indeterminado

A maior liga de basquete do mundo ficará suspensa por tempo indeterminado

A liga foi uma das primeiras a suspender as atividades, para a segurança de todos os membros dos times, os torcedores, e todos em geral– especialmente após Rudy Gobert, jogador do Utah Jazz, testar positivo para o vírus pouco antes de entrar em quadra. Como a situação parece piorar a cada dia nos EUA, não faltam especulações sobre o futuro da temporada 19/20.

Quando a suspensão vai acabar? O consenso era de que as atividades poderiam voltar na segunda quinzena de junho, mas, a cada dia que passa, parece ser mais improvável que isso aconteça.

Antes mesmo da temporada começar, muitos jogadores haviam mudado de time e desfalcado alguns cogitados como favoritos. Um grande exemplo foi Kevin Durat, que era do vitorioso time Golden State Warriors e foi para o Brooklyn Nets. Durant se machucou em um dos 6 jogos das finais da temporada passada, com seu antigo time e contra o Toronto Raptors, fazendo com que se encerrasse sua passagem pelo Golden.

Por falar em Golden State Warriors, logo após perder o título para o Toronto Raptors, o time perdeu sua invencibilidade na temporada atual, ficando em último na conferência Oeste. O astro do Golden, Stephen Curry, também teve uma lesão na mão e teve que se afastar das quadras por 5 meses, deixando o time inseguro e sem reações. Chegou a jogar no mês de março, mas logo a temporada foi paralisada e não teve oportunidade de voltar.

Mas algumas surpresas vieram nesta temporada, como o LA Clippers e o Los Angeles Lakers, dois times que têm se destacado na conferência Oeste, estando em segundo e primeiro respectivamente. Os times têm duplas de ataques a se bater, Lebron James e Anthony Davis dos Lakers, somando são 58 pontos em média em cada partida. Já a dupla do Clippers, Kawhi Leonard e Paul George, somaram 68 pontos em uma partida contra Washington Wizards, sendo uma das maiores pontuações da dupla.

Outro time de destaque é o Boston Celtics, que está em terceiro na conferência Leste. O time vem tendo uma constância participando dos playoffs nos últimos anos, porém não ganha desde 2008, seu último título. Mas os jogadores vêm ganhando notoriedade como, Jason Tatun, o recém chegado Kemba Walker e o queridinho da torcida, o pivô Tacko Fall, que tem impressionantes 2,29 metros. Fall é o jogador mais alto do mais midiático campeonato de basquetebol do mundo.

Nem todos se destacam, o New York Knicks, por exemplo, não tem dado aos seus torcedores um motivo para aplaudir. O time não tem uma boa gestão, não conseguindo bons contratos e nem conseguindo bons drafits- contratação de jogadores vindos de seus times de faculdade, tornando-o um time mediano e sem muitos destaques, deixando-o em 12° lugar na conferência leste, sem chances de briga nos playoffs.

Nessa temporada o basquete perdeu um de seus grandes craques, Kobe Bryant. A estrela do basquete e sua filha Gianna morreram em 26 de janeiro em um acidente de helicóptero com outras sete pessoas. Uma perda que abalou toda a comunidade do basquete.

Atletas na pandemia

Enquanto a temporada está paralisada, muitos atletas treinam em suas casas ou passam o tempo em suas redes sociais. Mas alguns jogadores testaram positivo para o novo coroavírus. O primeiro foi Rudy Gobert, jogador do Utah Jazz, logo após jogadores dos times Boston Celtics, Los Angeles Lakers, Philadelphia 76ers e Denver Nuggets. Com isso 10 jogadores testaram positivo para a Covid-19.

 

NBB

Nenhum caso do novo coronavírus foi registrado entre membros do NBB

Nenhum caso do novo coronavírus foi registrado entre membros do NBB

Após reunião da Liga Nacional de Basquete (LNB) foi informado que após uma reunião por videoconferência entre os clubes participantes, técnicos e jogadores, a temporada da NBB vai voltar diretamente na fase de mata-mata e não terá a primeira etapa da competição concluída. O torneio está parado desde o último dia 15 de março, em função do combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A decisão foi tomada de forma unânime.

Ainda havia 33 jogos a serem disputados até o fim da primeira fase. Como nem todas as equipes tinham o mesmo número de partidas disputadas, a organização definiu a classificação pelo aproveitamento, e não pelos pontos somados. Com isso, os quatro primeiros – que, pelo regulamento, avançam diretamente às quartas de final – são, na ordem, Flamengo (87,5% de aproveitamento), Sesi Franca (80%), São Paulo (76,9%) e Minas Tênis Clube (65,45%).

Esses clubes terão a companhia de quatro times que sairão de um primeiro mata-mata, que reunirá os participantes situados entre o 5º e o 12º lugares. Os confrontos, já definidos, serão entre Mogi das Cruzes (5º) e Sendi Bauru (12º), Pinheiros (6º) e Paulistano (11º), Corinthians (7º) e Unifacisa (10º), e Botafogo (8º) e Rio Claro (9º). Para as equipes a partir da 13ª posição (Universo Brasília, São José, Basquete Cearense e Pato Basquete) a competição chegou ao fim. Como não há mais a Liga Ouro (que era a “segunda divisão” do NBB), não há rebaixamento na atual temporada.

Atletas na pandemia

Por enquanto nenhum caso de coronavírus entre jogadores ou pessoas que estão nesse meio.

*Fonte: Site NBB e notícias da Agência Brasil

 

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Educação
Para além da formação básica: estudantes buscam novos conhecimentos durante quarentena
Comportamento
Banco de imagens gratuito Em meio a pandemia deficientes visuais enfrentam desafios para não serem contaminados
Entrevistas
A artista que se reinventou

Mais lidas