Meio Ambiente

Abrelpe aponta queda de 6% na produção de resíduos sólidos

Distrito Federal se encontra com as melhores taxas de coleta seletiva realizada nas cidades da América Latina; no total são atendidos 2,85 milhões de domicílios.

Recentemente, a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) apresentou um balanço feito com o mercado privado, que representa a metade das empresas em todas as regiões do país. O estudo apontou queda de 6% na produção de lixo domiciliar durante a pandemia da covid-19.

“Observamos uma reversão da tendência anterior, com redução na geração de resíduos na primeira quinzena de abril, porém essa queda não está atrelada à consciência ambiental das pessoas, mas a uma incerteza econômica que tem influência direta na decisão de compra e trouxe, como consequência, um menor descarte de resíduos sólidos”, atenta Carlos Silva Filho, diretor presidente da Abrelpe.

A organização trabalha nos princípios de preservação ambiental  e do desenvolvimento técnico – operacional da gestão e desenvolvimento sustentável. O estudo ainda revela que houve um aumento nas atividades relacionadas a coleta de materiais recicláveis entre 20% e 40%. Além de gerar renda para milhões de pessoas, a coleta seletiva fomenta economia para empresas — do grande ao pequeno porte.

“Esse crescimento mostra que tem havido uma alteração no perfil dos resíduos gerados, com menos orgânicos e mais embalagens, mas não significa que a reciclagem tenha aumentado na mesma proporção, já que boa parte do volume coletado tem sido encaminhado para os aterros sanitários devido ao fechamento ou diminuição da atuação nas unidades de triagem em diversas cidades”, avalia o diretor presidente da Abrelpe.

No Insight de 2019 da pesquisa para World Bank & WWF, o Distrito Federal ocupava o terceiro lugar (98%) com as melhores taxas de coleta de lixo realizada nas cidades da América Latina e do Caribe. Isso significa que Brasília tem contribuído para a diminuição dos impactos ao meio ambiente.

O Sistema Nacional de  Informações sobre Saneamento (SNIS) aponta que no DF  são atendidas mais de 2,8 milhões de pessoas pelo serviço de coleta.  Em Brasília, 55% faz o procedimento correto em aterros sanitários enquanto 45% da população que participa do quadro depositam de maneira errada.

Costumes dos moradores 

ambiente_04O upcycling pode ser ampliado em outros contextos como na alimentação, moda, consumo-geral. A ideia é justamente não se entregar ao impulso do consumo, uma solução  que reforça a importância de pensar na utilidade das coisas. Rebeca Gonçalves, comunicóloga, conta que o seu costume está em separar o lixo seco do orgânico e quando vai ao supermercado, utiliza as eco-bags.

Lucas Rodrigues, designer, optou por utilizar sacolas reutilizáveis também. “Evito ao máximo produzir lixo e tento aproveitar ao máximo lixo seco, a maior parte é papel;  é uma parte do meu trabalho, eu corto muito papel. Tento reaproveitar a sobra dos papéis,  tenho uma pasta com papéis dobrados e recortados”, explica o designer sobre reaproveitamento do resíduo.

Um dos meios mais comentados sobre o assunto de reutilização é do mercado da moda. “Raramente compro roupa, uso muita roupa de doação ou dos meus irmãos; eu não me relaciono dessa forma (com o consumo), tento adaptar meu estilo com as roupas que eu tenho. Quando compro alguma roupa é porque realmente desejo, e isso é bem raro. Uso até esgotar”, explica Lucas.

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Comportamento
FOTO 1 PROD 10 População negra sofre em meio a pandemia
Ciência e Tecnologia
Crédito: arquivo pessoal Aplicativos on-line reaproximam as pessoas durante isolamento social
Saúde
WhatsApp Image 2020-05-18 at 18.45.00 (1) (1) Voluntários se unem em corrente para ajudar profissionais da saúde do DF
Economia
Creditos Leila Pacheco (fonte) 4 Donas do pedaço: empreendedoras garantem sua renda de casa
Esporte
foto: Jéssika Lineker Coronavírus x Futebol Candango
Comportamento
Photo by Asif Akbar from FreeImages Entre um isolamento e outro, gostamos de nos isolar
Cidadania
Capa Nova revista Redemoinho supera desafios do isolamento para investigar temas de relevância social
Meio Ambiente
Banco de imagens pexels Reciclando pela vida
Saúde
Foto de João Paulo Silva personagem fissura A fissura é tratável
Saúde
Vendas de bebidas alcoólicas aumentam até 38% durante a pandemia
Economia
admin-ajax (1) Lojas online crescem durante a pandemia
Comportamento
Natalia Oliveira Trindade é a responsável pela Pitanga Doce. Créditos: acervo pessoal. Os benefícios dos cosméticos naturais

Mais lidas