Meio Ambiente

Níveis de poluição estão menores durante pandemia

Com o isolamento social, as taxas de dióxido de nitrogênio estão diminuindo cada vez mais nos grandes centros urbanos

Todos sabem que o ser humano é responsável diretamente pelos impactos causados ao meio ambiente. Durante o isolamento social, resultado da pandemia do novo Coronavírus, imagens de satélites captaram a diminuição nos níveis de dióxido de nitrogênio em cidades ao redor do mundo.

No Brasil, cidades, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, apresentaram essa mudança graças à diminuição de circulação de pessoas e, principalmente, de veículos automotores. Na capital federal, por exemplo, o transporte coletivo é um grande vetor de poluentes.

Os níveis de poluição na capital federal  diminuíram durante a pandemia

Os níveis de poluição na capital federal diminuíram durante a pandemia

A engenheira ambiental, Giovanna Baptista, usa o conceito de resiliência do meio ambiente para explicar a capacidade da natureza de se restaurar. “Em momentos como esse, no qual o meio ambiente responde a um estímulo humano, torna-se visível a habilidade que a natureza tem de se recuperar de processos de poluição. ”

A engenheira ainda afirma que não precisávamos passar por uma pandemia para mudar os índices de poluição. “O planejamento ambiental das cidades, por exemplo, é uma medida alternativa que tem por objetivo melhorar a relação do ser humano e o meio ambiente. ”

Impactos ao redor do mundo

De acordo com o Conselho Central de Controle de Poluição da Índia, a qualidade do ar melhorou cerca de 33% entre os dias 16 e 27 de março. Essa queda pode ser explicada pela diminuição no número de veículos circulando nas ruas, além da inatividade de indústrias.

Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, houve uma queda dos níveis de carbono em mais de 50% abaixo da média. Já a China apresentou queda de 25% nas emissões de dióxido de carbono (CO2), resultado, principalmente, do fechamento de estabelecimentos comerciais. Os canais de Veneza, na Itália, ficaram mais limpos depois de uma semana de quarentena.

Pela redução na circulação de gôndulas, as águas dos canais de Veneza estão cristalinas

Pela redução na circulação de gôndulas, as águas dos canais de Veneza estão cristalinas

Porém, segundo o cientista ambiental, Lucas Neiva, após a pandemia, tudo voltará ao normal. “Quando a gente voltar aos processos de produção industrial que tínhamos antes da crise, não vai incitar um novo modelo produtivo, então vamos continuar fazendo emissões de gases de efeito estufa, vamos continuar desmatando e etc, então, a tendência é voltar ao que era antes. ”

Consequências socioambientais da MP 910

Durante o momento de crise que estamos vivendo, algumas políticas ambientais estavam para serem votadas no Congresso Nacional. Uma delas era a MP 910, conhecida como “MP da grilagem”, que já perdeu a validade.

Pautas estão sendo votadas no Congresso Nacional

Pautas estão sendo votadas no Congresso Nacional

Em reunião ministerial do dia 22 de abril, o ministro do meio ambiente Ricardo Salles deu uma declaração bastante controversa, na qual deixou claro que se aproveitaria da atenção da mídia voltada para a pandemia da Covid-19 para mudar regras relacionadas à proteção ambiental.

A Medida Provisória 910 alterava regras sobre regularização de ocupações de terras da União, incluindo assentamentos. Ela tornava possível a grilagem de terras, ou seja, uso de terras pertencentes ao governo, como áreas de proteção, por exemplo, para a produção agroindustrial.

Segundo a engenheira florestal, Renata Veiga, existem problemas muito grandes na aprovação dessa MP. “O principal problema é o aumento do latifúndio e, com isso, o desmatamento, problematizando a Amazônia, que conta com povos tradicionais que serão afetados também. Vale lembrar que o desmatamento tem grande influência em mudanças climáticas.”

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Educação
GabrielLino_03 Insight no ensino brasileiro
Meio Ambiente
Jardim montado na casa de Juscilene Lima Conheça a história de quem trabalha para salvar o meio ambiente
Comportamento
FOTO 1 PRODUÇÃO9 População brasileira desrespeita o isolamento social

Mais lidas