Saúde

Os benefícios da yoga vão além da postura e medição

A técnica auxilia no tratamento de diversas doenças, como a ansiedade e depressão

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#yôga Meditação Saúde

Ficar em casa ainda é o melhor remédio para se precaver do novo coronavírus. Com o isolamento social, novas habilidades estão surgindo como forma das pessoas se manterem ativas durante o período de quarentena. Um exemplo de atividade que ajuda a descontrair a mente e mexer o corpo é a meditação juntamente com a yoga. Em 2011, o Sistema Único de Saúde (SUS) inseriu a yoga no Programa da Academia de Saúde. O uso da atividade é aconselhado para os sistemas nacionais de saúde em todos os países membros da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Práticas como essa auxiliam no tratamento de diversas doenças, como a ansiedade e a depressão. E ainda favorecem um bem-estar e o auto-conhecimento consigo mesmo. Além da ajuda no tratamento de doenças psiquiátricas, a prática auxilia no tratamento da obesidade, doenças crônicas e respiratórias e até mesmo no tratamento contra o câncer.

Um estudo feito pelos pesquisadores do MD Anderson Cancer Center, que é uma das principais instituições para o tratamento da doença nos Estados Unidos, relatou que a yoga ajuda no tratamento do câncer. O método reduz os níveis de cortisol (que é um hormônio que é liberado em situações estressantes), e ainda melhora o funcionamento do corpo todo.

A yoga é uma prática esportiva antiga originada na Índia que consiste no equilíbrio entre o corpo e a mente. É a união de várias técnicas que unem o nosso corpo, a mente e a respiração nos conectando ao nosso ser espiritual. Junto com a meditação é o pacote completo.

Corpo e mente

Emmanuel Fonseca é professor de yoga e terapeuta de Ayurveda, técnica que consiste no uso da massagem, nutrição, fitoterapia como diagnóstico e prevenção baseada no corpo, alma e mente.

A yoga transforma o corpo de diversas maneiras. ‘’ A mudança acontece nos músculos, tendões, articulações, e o corpo é colocado a prova a todo tempo durante a aula. A meditação tem como objetivo acalmar a mente,  observar seu ego e fazer uma autoanálise para compreender as possibilidades de domá-lo. Somente com a inteligência superior podemos progredir e viver o presente, sem estar acorrentado no passado e nem ansioso pelo futuro’’, relata o professor.

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” A yoga é muito mais que a prática física, é um estilo de vida que envolve aspectos espirituais, físicos e mentais”, professor Emmanuel Fonseca
Foto: arquivo pessoal

Quando a atividade já é praticada há muito tempo, as contribuições para o nosso corpo são imensas. A jovem de 20 anos, Ana Luíza Motta, prática a atividade há pelo menos dois anos e começou a fazer o uso da prática para melhorar a sua concentração. ‘’ Hoje eu consigo ter uma consciência corporal, reconhecer meus  movimentos, tanto internos quanto externos e também mais consciência da minha respiração. Durmo melhor, presto mais atenção ao que estou fazendo, me concentro mais na leitura, e nos meus pensamentos ’’, conta a jovem.

Ansiedade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um levantamento feito em 2018 constatou que o Brasil está no topo do ranking da América Latina, com 9,3% da população manifestando o quadro de depressão e ansiedade. Com o isolamento social a ansiedade fica aflorada, por conta das incertezas que estamos vivendo.

‘’ A ansiedade é um dos males do nosso tempo, ainda mais agora com o isolamento social. Então, vamos minimizar a ansiedade sentando e respirando boas energias’’.  A dica do professor Emmanuel é praticar a atividade 2 vezes na semana, e aqueles que querem se aventurar todos os dias os benefícios chegaram mais rápido.

‘’ A yoga e a meditação me ajudaram a ter um foco no presente, sem deixar me distrair com pensamentos futuros na hora de tomar decisões. Isso me deixou menos ansiosa e me trouxe uma maior satisfação pessoal. Também fiquei satisfeita à medida que fui adquirindo mais flexibilidade, com isso percebi que mesmo as coisas parecendo difíceis elas podem ser alcançadas com prática e persistência ’’, conta Ana Luíza.

Praticando

Uma boa opção para essa quarentena é fazer as aulas usando os canais do Youtube e os aplicativos. Os canais da ‘’Fernanda Yoga’’, ‘’Pri Leite Yoga’’ e os aplicativos ‘’Down Dog’’ e o ‘’Yoga.com’’, dentre várias outras opções, podem ajudar a praticar essa atividade que faz tão bem.

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Canais do Youtube e aplicativos ajudam aqueles que querem praticar yoga durante a pandemia
Foto: arquivo pessoal

A aposentada, Raimunda de Jesus, começou a praticar a yoga ainda mais durante o isolamento social assistindo os canais no Youtube e praticando em casa com a família. ‘’ Senti uma melhora na flexibilidade do meu corpo. Aprendi a dar uma maior atenção para o ato de respirar,e isso melhorou bastante as minhas dores corporais e a minha postura. Prático o exercício duas vezes na semana na companhia dos meus filhos’’.

‘’ A yoga é muito mais que a prática física e a meditação. É um estilo de vida que envolve aspectos espirituais, físicos e mentais. E para conseguir evoluir nestes aspectos precisamos estudar e vivenciar no dia a dia com todos os seres senciência’’, conclui o professor Emmanuel Fonseca.

 

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