Política

Fábio Faria: quem é o novo ministro das Comunicações?

Genro de Silvio Santos assume a pasta

Tags:
#política

Após decisão de reabertura do Ministério das Comunicações, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), empossou o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) como novo dirigente da pasta. O evento ocorrido na última semana contou com a participação do presidente da Suprema Corte, Dias Toffoli, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, além do mandatário do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio Noronha.

O novo ministério integra a Secretaria Especial de Comunicação Social, até então pertencente à Secretaria de Governo da Presidência da República, e as secretarias de Radiodifusão e Telecomunicações. Assim, fica responsável pela Empresa Brasil de Comunicação, canal público do governo, Telebrás, Anatel e pelos Correios. “A mídia continua a estar entre as prioridades desse governo”, afirmou Faria no evento de posse. “Os jornais, que tanto ajudam a aprofundas as reflexões da sociedade, somados à internet, formam o símbolo e palco da liberdade de expressão”.

Além do longo tempo como parlamentar, mais de 10 anos, Fábio Faria tem outro grande peso em seu histórico: a proximidade com a família de Silvio Santos, beneficiário de uma das maiores concessões de televisão do país, o SBT. Bolsonaro garante que a escolha do nome se deu pela proximidade com o parlamentar e pelo seu notável saber na área de comunicação.

 

Perfil

JBatista / Câmara dos Deputados

Novo ministro é casado com herdeira do SBT – JBatista / Câmara dos Deputados

Fábio Salustino Mesquita de Faria, 42 anos, foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2006, representando o Estado do Rio Grande do Norte. A base política do atual ministro iniciou-se em seu estado natal ao exemplo do pai, Robinson Faria, ex-governador do RN e atual presidente do partido no Estado. Em 2008, o parlamentar foi líder do Partido Social Democrático (PSD) e coordenou, desde então, a bancada federal do Estado que o elegeu. Fábio tratou ao longo de sua trajetória assuntos ligados ao turismo e ao esporte, sendo um dos influenciadores no estabelecimento da chamada Lei Pelé, que vida dar mais transparência ao esporte nacional.

O ministro das Comunicações tem formação superior em administração de empresas pela Universidade Potiguar (UnP). Contudo, um dos fatos que mais chamaram atenção nos últimos dias é o seu casamento com Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos, com quem tem três filhos. Em sua posse como ministro, Fabio falou à esposa: “Muito obrigada por me liberar para servir o meu país”. Patrícia, além de herdeira do SBT, é dona da TV Alphabille, em São Paulo. O casal também dirige a New Beginnings, empresa de produção artística ligada à TV. A família do novo ministro possui ainda três outorgas de rádio, atribuídas a Robinson Faria.

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Saúde
Ensaio fotográfico gestacional da enfermeira Helenita Vilarinho. Mudança climática: calor excessivo no DF agrava problemas gestacionais
Ciência e Tecnologia
Crédito: arquivo pessoal Aplicativos on-line reaproximam as pessoas durante isolamento social
Cidadania
Capa Nova revista Redemoinho supera desafios do isolamento para investigar temas de relevância social
Cidadania
WhatsApp Image 2020-10-14 at 20.47.49 Mulheres unidas na linha de frente contra a violência de gênero
Economia
foto matéria-6 destaque Aumento do desemprego causa incerteza sobre o futuro
Turismo e Lazer
ponstos turisticos Brasil Saiba quais são cuidados que turistas devem ter antes de sair de casa

Mais lidas